O Prefeito Municipal de Taiobeiras, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições definidas no art. 81, XXXIV na Lei Orgânica Municipal, pela Constituição Estadual e Constituição Federal e, nos termos do Art. 17 do Decreto 5376, de 17 de fevereiro de 2005 e pela Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil.
CONSIDERANDO que o período chuvoso da região chegou ao fim e que persiste a redução na precipitação hídrica, sendo que foi registrado volume insignificante de chuvas, provocando a redução drástica do manancial de córregos, rios e açudes, causando desabastecimento de água para consumo humano e dessedentação de animais em todo o território do município de Taiobeiras.
CONSIDERANDO que persiste a longa estiagem e que é insignificante a precipitação pluviométrica, tendo ocorrido no ano agrícola, compreendido entre Julho/2009 a Abril/2010 apenas 338,20mm de chuva e no ano civil o mesmo volume 338,20mm de chuva, trazendo, por conseqüência, sério problema de escassez de água, visto que os pequenos rios e córregos significativos para o abastecimento humano estão secos por completo ou foi cortado o fluxo d’água.
CONSIDERANDO que o prolongamento da estiagem comprometeu o abastecimento de água à população e a dessedentação animal, impondo-se a necessidade de uso de carro-pipa para atendimento à população rural e que parte da população está sobrevivendo em razão do fornecimento de cestas básicas.
CONSIDERANDO o longo período de estiagem que assola todo o município, causando prejuízos incalculáveis a centenas de pequenos agricultores que dependem única e exclusivamente de suas plantações para sobrevivência.
Art 1º Fica prorrogado o Decreto nº 1733, de 04/02/10 que declara em situação anormal, caracterizada como situação de emergência as áreas do município afetadas por estiagem e contém outras providências.
Parágrafo Único - Esta situação de anormalidade é válida apenas para as áreas deste Município, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Avaliação de Danos e pelo Croqui da área afetada anexo a este Decreto.
Art 2ºO Departamento Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania e o Departamento Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, em parceria com a Comdec – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Conselho Municipal de Defesa Civil, empreenderão as ações visando a minoração do sofrimento da população afetada pelo desastre.
Art 3ºEste decreto entra em vigor na data da sua publicação, devendo viger por um prazo de 90 (noventa) dias.
Art 4ºRevogam-se as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Taiobeiras (MG), em 05 de maio de 2010.
DENERVAL GERMANO DA CRUZ
Prefeito Municipal
Este texto não substitui o publicado na forma do art. 115 da Lei Orgânica Municipal no Quadro de Avisos da Prefeitura.
SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – SINDEC |
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|
AVALIAÇÃO DE DANOS - AVADAN |
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|
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1 - Tipificação |
|
|
2- Data de Ocorrência |
|||||
Código |
Denominação |
|
Dia |
Mês |
Ano |
Horário |
||
NE.SES |
12.401 |
Estiagem |
|
05 |
05 |
2010 |
|
|
|
||||||||
3- Localização UF MG Município: Taiobeiras |
||||||||
4 – Área Afetada |
Não existe/Não afetada |
Urbana |
Rural |
Urbana e Rural |
|
Residencial |
|||||
Comercial |
|||||
Industrial |
|||||
Agrícola |
|||||
Pecuária |
|||||
Extrativismo Vegetal |
|||||
Reserva Florestal ou APA |
|
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Mineração |
|
||||
Turismo e outras |
|
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Descrição da Área AfetadaMunicípio de Taiobeiras, nas seguintes localidades 1. Sede do município; 2. Núcleo 1 (Atanásio, Salto e Ilha) 3. Núcleo 2 (Riinho, Matrona, Tabua, Marruaz); 4. Núcleo 3 (Olhos D’água, São José, Limoeiro, Riacho de Areia, Manteiga, Lagoa Dourada, Lagoa Grande e Lagoa Seca), 5. Núcleo 4 (Povoado de Mirandópolis, Covão, Novato, Mariante, Cercado e Pé-da-Ladeira), 6. Núcleo 5(Itaberaba, Atoleiro, Vargem Grande e Lameiro) 7. Núcleo 6 (Ribeirão, Lajedo, Landin, Umbuzeiro, Tabatinga I e Tabatinga II). |
|||||
|
|||||
5 - Causas do Desastre – Descrição do Evento e suas Características Não chove suficientemente no município desde o mês de Julho/2009. O volume acumulado de chuva de Agosto/09 a Abril/10 (sendo a estação chuvosa na região de outubro a março) é de 338,20mm, cuja quantidade é muito inferior à média histórica do período. A ausência total de chuvas reduziu drasticamente o manancial hídrico de córregos e açudes diminuindo a evaporação e causando a redução das chuvas. |
|||||
SECRETARIA DE DEFESA CIVIL – SEDEC Esplanada dos Ministérios - Bloco "E" - 7º Andar Brasília/DF70067-901 |
Telefones (0**61) 223–4717 (0**61) 414–5869 (0**61) 414–5804 Fax: (0**61) 226–7588 |
||||
6 - Danos Humanos Nº de Pessoas (anexo I) |
0 a 14 anos |
15 a 64 anos |
Acima de 65 anos |
Gestantes |
Total |
||||||
Desalojadas |
- |
- |
- |
- |
- |
||||||
Desabrigadas |
- |
- |
- |
- |
- |
||||||
Deslocadas |
- |
- |
- |
- |
- |
||||||
Desaparecidas |
- |
- |
- |
- |
- |
||||||
Levemente Feridas |
- |
- |
- |
- |
- |
||||||
Gravemente Feridas |
- |
- |
- |
- |
- |
||||||
Enfermas |
- |
- |
- |
- |
- |
||||||
Mortas |
- |
- |
- |
- |
- |
||||||
Afetadas |
1.424 |
2.656 |
265 |
42 |
4.387 |
||||||
|
|||||||||||
7 - Danos Materiais Edificações |
Danificadas |
Destruídas |
Total |
||||||||
Quant |
Mil R$ |
Quant. |
|
Mil R$ |
Mil R$ |
||||||
Residenciais Populares |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Residenciais - Outras |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Públicas de Saúde |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Públicas de Ensino |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Infra-Estrutura Pública |
|
|
|
|
|
|
|
||||
Obras de Arte |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Estradas (Km) |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Pavimentação de Vias Urbanas (Mil m2) |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Outras |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Comunitárias |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Particulares de Saúde |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Particulares de Ensino |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Rurais |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Industriais |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Comerciais |
- |
|
- |
- |
|
- |
- |
||||
Intensidade do Dano |
Valor |
|||||||
Recursos Naturais |
Mil R$ |
|||||||
Água |
Sem Danos |
Baixa |
Média |
Alta |
Muito Alta |
|
||
Esgotos Sanitários |
X |
|
|
|
|
- |
||
Efluentes Industriais |
X |
|
|
|
|
- |
||
Resíduos Químicos |
X |
|
|
|
|
- |
||
Outros |
X |
|
|
|
|
- |
||
Solo |
Sem Danos |
Baixa |
Média |
Alta |
Muito Alta |
|
||
Erosão |
X |
|
|
|
|
- |
||
Deslizamento |
X |
|
|
|
|
- |
||
Contaminação |
X |
|
|
|
|
- |
||
Outros |
X |
|
|
|
|
- |
||
Ar |
Sem Danos |
Baixa |
Média |
Alta |
Muito Alta |
|
||
Gases Tóxicos |
X |
|
|
|
|
- |
||
Partículas em suspensão |
X |
|
|
|
|
- |
||
Radioatividade |
X |
|
|
|
|
- |
||
Outros |
X |
|
|
|
|
- |
||
Flora |
Sem Danos |
Baixa |
Média |
Alta |
Muito Alta |
|
||
Desmatamento |
X |
|
|
|
|
- |
||
Queimada |
X |
|
|
|
|
- |
||
Outros |
X |
|
|
|
|
- |
||
Fauna |
Sem Danos |
Baixa |
Média |
Alta |
Muito Alta |
|
||
Caça Predatória |
X |
|
|
|
|
- |
||
Outros |
X |
|
|
|
|
- |
||
|
||||||||
9 - Prejuízos Econômicos |
|
|
||||||
Setores da Economia |
Quantidade |
Valor |
||||||
Agricultura |
produção |
|
Mil R$ |
|||||
Grãos/cereais/leguminosas |
7.170 |
T |
1.292,40 |
|||||
Fruticultura |
- |
T |
- |
|||||
Horticultura |
- |
T |
- |
|||||
Silvicultura/Extrativismo |
- |
T |
- |
|||||
Comercial |
- |
T |
- |
|||||
Outras (Pastagem) |
0 |
T |
0 |
|||||
Pecuária |
Cabeças |
|
Mil R$ |
|||||
Grande porte |
0 |
Un |
0 |
|||||
Pequeno porte |
- |
Un |
- |
|||||
Avicultura |
- |
Un |
- |
|||||
Piscicultura |
- |
mil unid |
- |
|||||
Outros (LEITE) |
0 |
Un |
0 |
|||||
Indústria |
Produção |
|
Mil R$ |
|||||
Extração Mineral |
- |
T |
- |
|||||
Transformação |
- |
Un |
- |
|||||
Construção |
- |
Un |
- |
|||||
Outros |
- |
Un |
- |
|||||
Serviços |
prest. de serviço |
|
Mil R$ |
|||||
Comércio |
- |
Un |
- |
|||||
Instituição Financeira |
- |
Un |
- |
|||||
Outros |
- |
Un |
- |
|||||
Descrição dos Prejuízos Econômicos
AGRICULTURA:
As lavouras de FEIJÃO, MILHO, MANDIOCA, CANA DE AÇÚCAR e SORGO GRANÍFERO tiveram perda de 80%, 70%, 30%, 20% e 30%, respectivamente. Foram plantada 450ha de feijão, 720ha de milho, 270ha de mandioca, 340ha de cana-de-açúcar e 20ha de sorgo granífero, e com isso esperava-se uma produção em toneladas por hectares de 270 de feijão, 1.440 de milho, 3780 de mandioca, 21.120 de cana-de-açúcar e 40 de sorgo. Com a estiagem persistente ocorreram perdas consideráveis,na produção, aferindo-se o resultado de 54t/ha para milho, 432t/ha de milho, 2646t/ha de mandioca, 16320t/ha de cana-de-açúcar e 28t/ha de sorgo, impactando negativamente na economia e na vida social local.
|
10 - Prejuízos Sociais Serviços Essenciais |
Quantidade |
|
Valor |
Abastecimento d’Água (anexo III) |
|
|
Mil R$ |
Rede de Distribuição |
- |
M |
- |
Estação de Tratamento (ETA) |
- |
Un |
- |
Manancial |
436.217,60 |
M3 |
43,62 |
|
|
|
|
Energia Elétrica |
|
|
Mil R$ |
Rede de Distribuição |
- |
m |
- |
Consumidor sem energia |
- |
consumidor |
- |
|
|
|
|
Transporte |
|
|
Mil R$ |
Vias |
- |
km |
- |
Terminais |
- |
Un |
- |
Meios |
- |
Un |
- |
|
|
|
|
Comunicações |
|
|
Mil R$ |
Rede de Comunicação |
- |
km |
- |
Estação Retransmissora |
- |
Un |
- |
|
|
|
|
Esgoto |
|
|
Mil R$ |
Rede Coletora |
- |
M |
- |
Estação de Tratamento (ETE) |
- |
Un |
- |
|
|
|
|
Gás |
|
|
Mil R$ |
Geração |
- |
m3 |
- |
Distribuição |
- |
m3 |
- |
|
|
|
|
Lixo |
|
|
Mil R$ |
Coleta |
- |
T |
- |
Tratamento |
- |
T |
- |
|
|
|
|
Saúde |
|
|
Mil R$ |
Assistência Médica |
- |
p.dia |
- |
Prevenção |
- |
p.dia |
- |
|
|
|
|
Educação |
|
|
Mil R$ |
Alunos sem dia de aula |
- |
aluno/dap |
- |
|
|
|
|
Alimentos Básicos |
|
|
Mil R$ |
Estabelecimentos. armazenadores |
- |
t |
- |
Estabelecimentos comerciais |
- |
estabelec. |
- |
Descrição dos Prejuízos SociaisA intensa redução da reserva hídrica resultou em prejuízos às famílias, privando-o do acesso à água de boa qualidade para consumo humano. O desastre afetou também os animais com a falta de água, resultando na sua dessedentação e, por conseqüência na produção de leite e carne. O desastre refletiu na economia do município e as condições de sobrevivência da população e dos animais das famílias, causando a redução de alguns alimentos e a majoração dos preços de outros, privando ou limitando as vítimas do seu acesso. |
11 – Informações sobre o Município |
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Ano Atual: 2010 |
Ano Anterior: 2009 |
|||||||
População (hab): 31.333 |
Orçamento (Mil R$): 37.025 |
PIB (Mil R$): 128.000 |
Arrecadação (Mil R$): 35.465,15 |
|||||
|
||||||||
12 - Avaliação Conclusiva sobre a Intensidade do Desastre (Ponderação) |
||||||||
Critérios Preponderantes |
|
|
|
|
||||
Intensidade dos Danos |
Pouco Importante |
Médio ou Significativo |
Importante |
Muito Importante |
||||
Humanos |
|
X |
|
|
||||
Materiais |
X |
|
|
|
||||
Ambientais |
X |
|
|
|
||||
Vulto dos Prejuízos |
Pouco Importante |
Médio ou Significativo |
Importante |
Muito Importante |
Econômicos |
|
X |
|
|
Sociais |
|
X |
|
|
Necessidade de Recursos Suplementares |
Pouco Vultosos |
Mediamente Vultosos ou Significativos |
Vultosos porém Disponíveis |
Muito Vultosos e Não Disponíveis no SINDEC |
|
X |
|
|
Critérios Agravantes |
Pouco Importante |
Médio ou Significativo |
Importante |
Muito Importante |
Importância dos Desastres Secundários |
X |
|
|
|
Despreparo da Defesa Civil Local |
|
|
|
X |
Grau de Vulnerabilidade do Cenário |
|
|
|
X |
Grau de Vulnerabilidade da Comunidade |
|
|
|
X |
Padrão Evolutivo do Desastre |
Gradual e Previsível |
Gradual e Imprevisível |
Súbito e Previsível |
Súbito e Imprevisível |
X |
|
|
|
|
Tendência para agravamento |
|
SIM |
|
|
Conclusão |
||||||||||
Nível de Intensidade do Desastre |
I |
II |
III |
IV |
||||||
Porte do Desastre |
Pequeno ou Acidente |
Médio |
Grande |
Muito Grande |
||||||
|
X |
|
|
|||||||
|
||||||||||
13 - Instituição Informante |
|
|||||||||
Nome da Instituição Coordenadoria Municipal de Defesa Civil |
Responsável Cláudio Moreira Santos |
|||||||||
Cargo Coordenador da COMDEC |
Assinatura |
Telefone (38) 3845-1157 (38) 3845-3252 |
Dia 05 |
Mês 05 |
Ano 2010 |
|||||
14 – Instituições Informadas Informada |
||||||||||
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil X Secretaria Nacional de Defesa Civil |
||||||||||
15 - Informações Complementares |
||||||||||
Moeda utilizada no preenchimento: Real |
Taxa de conversão para o Dólar Americano: $1,887 |
|||||||||
Ato | Ementa | Data |
---|---|---|
DECRETO Nº 3786, 07 DE MARÇO DE 2025 | DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO MEDIANTE TRANSFORMAÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO DOS CARGOS EM COMISSÃO DO MUNICÍPIO DE TAIOBEIRAS, NOS TERMOS DA LEI MUNICIPAL 1.516/2024. | 07/03/2025 |
LEI ORDINÁRIA Nº 1535, 07 DE MARÇO DE 2025 | DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E TRABALHADORES RURAIS DA COMUNIDADE MIRANTE - MUNICÍPIO DE TAIOBEIRAS | 07/03/2025 |
PORTARIA Nº 6 SEAGP, 24 DE JANEIRO DE 2025 | INSTAURA PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PARA APURAÇÃO DA INFRAÇÃO DE CONDUTOR DE VEÍCULO DO MUNICÍPIO DE TAIOBEIRAS E CONTÉM OUTRAS PROVIDÊNCIAS. | 24/01/2025 |
DECRETO Nº 3579, 26 DE AGOSTO DE 2024 | TRANSFERE A FEIRA LIVRE, EM RAZÃO DO FERIADO NACIONAL DO DIA 07/09/2024, PARA 06/09/2024 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. | 26/08/2024 |
PORTARIA Nº 62 GAB, 26 DE AGOSTO DE 2024 | CONSTITUI A COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MATERIAIS DE CONSUMO E PERMANENTE NO ÂMBITO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SESA) DE TAIOBEIRAS. | 26/08/2024 |