23 NOV 2022
Artesão taiobeirense destaca-se no Prêmio Sebrae TOP 100
O taiobeirense João Alves foi eleito um dos 100 melhores artesãos do País na 5ª Edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que ocorreu na última quinta-feira, 17 de novembro, no Rio de Janeiro. O prêmio é uma iniciativa do Sebrae e do CRAB para identificar as melhores práticas no artesanato para transformar em referência as 100 unidades mais competitivas, que passam por um processo de melhoria contínua.

A religiosidade, as festas e o trabalho diário são temas representados nas peças de argila de João Alves, que aprendeu o ofício com o pai, aos oito anos de idade. “Retrato na minha arte o cotidiano da nossa gente, do povo do Vale do Jequitinhonha. Estar entre os vencedores é um reconhecimento do nosso trabalho, além de uma grande oportunidade de valorização e divulgação das peças”, ressalta.

João explica que o processo de fabricação é todo artesanal, com uma média de 20 dias para que uma peça fique pronta. “Extraímos a argila, que precisa secar por três dias, depois ser socada no pilão e passada pela peneira. Então amassamos em um gamela de madeira para ficar mais dois dias descansando”, relata.

Depois de todo o processo, começa a modelagem e secagem natural das peças que duração cerca de duas semanas. Na última etapa, a peça é queimada por 12 horas no forno a lenha, assim a argila se transforma em cerâmica. “Depois da queima, a peça pode receber o acabamento e a pintura final”, conclui o artesão.

Além do reconhecimento, o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato inclui os vencedores em um catálogo comercial com informação dos premiados e divulga vídeos das melhoras práticas no portal do Sebrae, dando visibilidade e promovendo o trabalho dos empreendedores artesãos.

A Prefeitura de Taiobeiras parabeniza João Alves por sua atuação importantíssima no desenvolvimento cultural do nosso município, por meio do seu belo trabalho artesanal, trabalho este que já ultrapassou as fronteiras do nosso Estado. Reconhecimento merecido e que orgulha toda população taiobeirense.

Fotos: Reprodução/Acervo Pessoal