#Saúde I Na manhã desta sexta-feira (14), a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde e em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizou o Projeto de Integração das Ações de Vigilância em Saúde para a Agricultura Familiar (PROAGRI SAÚDE), com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento das atividades econômicas dos agricultores nos aspectos econômicos e sanitários, garantindo a segurança dos produtos ao consumidor e o cuidado com a saúde dos trabalhadores envolvidos.
O evento, realizado no Parque de Eventos, teve como público-alvo os produtores da agricultura familiar. Na oportunidade, foram oferecidas: imunização, testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e testagem para infecções sexualmente transmissíveis.
Durante o evento, a equipe de vigilância sanitária apresentou aos produtores, etapas importantes do processo de licenciamento sanitário. A referência em saúde do trabalhador sensibilizou quanto a promoção, prevenção e notificação dos acidentes de trabalho, além da redução dos riscos e vulnerabilidades laborais.
Houve ainda a conscientização quanto às doenças de veiculação hídrica e a importância do consumo de água potável, pela referência em Vigilância Epidemiológica, e distribuição de solução para tratamento de água, provenientes de sistemas de abastecimento alternativo, e distribuição de cartilhas educativas sobre as temáticas tratadas.
A coordenadora de Vigilância em Saúde destaca que as ações, de caráter principalmente educativo, têm sido prioritárias pelo setor, para promover práticas seguras para garantir a qualidade do alimento que chega à mesa da população.