27 JAN 2023
OBRAS PÚBLICAS
PROJETOS
Governador de Minas apresenta principais demandas da administração estadual para a União: Barragem de Berizal é uma das prioridades
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), participa nesta sexta-feira (27) da primeira reunião entre os chefes de governos estaduais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para apresentação de projetos prioritários de cada estado e do Distrito Federal.

Durante o encontro, Zema pedirá a Lula recursos federais para atender demandas mineiras consideradas prioridades pela administração estadual. Dentre elas, está a conclusão das obras da barragem na cidade de Berizal. Nunca houve um engajamento político tão importante pela retomada das obras como desta vez.

Depois de muita articulação política dos prefeitos da região, através do Consórcio Público Multifinalitário do Alto Rio Pardo (COMAR), além de solicitações individuais, aliadas com a importante atuação de diversos parlamentares mineiros, que representam a região, acende a esperança de que o Governo Federal direcione esforços que possibilitariam retirar a obra da condição atual, que infelizmente há muitos anos é de completo abandono.

As obras começaram em 1997, ainda no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas foram interrompidas cinco anos depois por decisão do Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (COPAM), por falta de licenciamento ambiental.

De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), do governo federal, em 2004 o Tribunal de Contas da União (TCU) colocou a obra em uma lista de obras com irregularidades graves, o que só foi sanado em 2020.

Esta é uma luta complicada e difícil, mas que não pode jamais ser abandonada pelos gestores públicos. A nossa cidade e região esperam, em breve, boas notícias.