A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, promoveu na manhã de ontem (28), Dia Mundial contra a Raiva, uma programação voltada ao combate e à informação sobre a raiva animal.
Com ações realizadas pela equipe do Setor de Combate às Endemias e Controle de Zoonoses, o evento que ocorreu na Praça do Planalto, contou com vacinação antirrábica, além de orientações sobre os cuidados para evitar a doença e a importância da imunização.
A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma taxa alta de mortalidade, chegando ao alcançar quase 100% entre os animais.
Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.
O Dia Mundial contra a Raiva foi escolhido em homenagem a Louis Pasteur, cientista francês que produziu a primeira vacina contra a doença. A data tem como objetivo conscientizar sobre as consequências da raiva humana e animal e explicar a maneira de preveni-la.