02 SET 2022
Encerramento do Agosto Lilás leva informações aos profissionais de saúde
A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância em Saúde, promoveu nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, oficina voltada para os profissionais da Atenção Primária (médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos), onde foi trabalhado o tema “Abordagem das Violências”.

Na ocasião, foram repassados os fluxos orientativos voltados ao atendimento às pessoas em situação de violência, dentro dos serviços de saúde no município, além de ser reforçada a importância da notificação compulsória dos casos para subsidiar ações de enfrentamento, temas que foram abordados pela enfermeira Bruna Costa e pela coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde, Wártineê Dias.

Representando a Rede de Atenção e Proteção às Vítimas de Violência, a secretária de Assistência Social, Thiara Mendes, apresentou os programas sociais disponíveis para encaminhamento e acompanhamento destes usuários em Taiobeiras e também reforçou a importância da articulação da rede.

Encerrando a programação, o psicólogo do CEAE, Igor Murilo, realizou uma palestra sobre os impactos emocionais da violência contra mulher, finalizando as ações da campanha “Agosto Lilás”, que foram realizadas durante todo o mês de agosto.

Além dos profissionais das Unidades de Atenção Primária, estiveram presentes na reunião, os representantes da Rede de Atenção e Proteção às Vítimas de Violência, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, CREAS, Conselho Tutelar e Hospital Santo Antônio.