|
LEI Nº 1188, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012.
ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA EXERCÍCIO DE 2013.
A Câmara Municipal de Taiobeiras aprovou e eu, Prefeito Municipal, no uso das atribuições a mim conferidas e em nome do povo, sanciono a seguinte Lei.
Art 1º O orçamento geral do Município de Taiobeiras, estima a Receita e fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2013 compreendendo o Poder Executivo, Legislativo, Autarquias e Fundações.
Art 2º A Receita Orçamentária é estimada em R$ 63.000.000,00 (sessenta e três milhões de reais) e será realizada mediante a arrecadação de tributos e de outras receitas correntes e de capital, previstas na legislação vigente e terá o seguinte desdobramento:
1-ADMINISTRAÇÃO DIRETA
RECEITAS CORRENTES |
49.000.000,00 |
Receita Tributária |
2.957.000,00 |
Receita de Contribuições |
900.000,00 |
Receita Patrimonial |
334.000,00 |
Receita de Serviços |
15.000,00 |
Transferências Correntes |
50.026.500,00 |
Outras Receitas Correntes |
235.500,00 |
Deduções FUNDEB |
- 5.468.000,00 |
RECEITAS DE CAPITAL |
14.000.000,00 |
Operações de Crédito |
1.900.000,00 |
Alienação de Bens |
125.000,00 |
Transferências de Capital |
11.975.000,00 |
TOTAL.................................................................................. |
63.000.000,00 |
Art 3º A despesa fixada à conta dos recursos previsto no art. 2º observada a programação constante do detalhamento anexo a esta Lei, apresenta, por órgão e funções o seguinte detalhamento:
1-ADMINISTRAÇÃO DIRETA
DESPESAS POR ÓRGÃOS E UNIDADES |
|
CÂMARA MUNICIPAL |
2.000.000,00 |
CORPO LEGISLATIVO |
1.028.000,00 |
UNIDADES DE ASSESSORAMENTO |
62.100,00 |
UNIDADES OPERACIONAIS |
909.900,00 |
PREFEITURA MUNICIPAL |
61.000.000,00 |
GABINETE DO PREFEITO |
832.700,00 |
PROCURADORIA JURÍDICA |
180.500,00 |
COORDENADORIA DE AÇÃO POLÍTICA |
72.100,00 |
COORDENADORIA DO NÚCLEO DE CONTROLE INTERNO |
72.100,00 |
SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO COORDENAÇÃO E GESTÃO |
95.000,00 |
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM |
103.400,00 |
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - COTIC |
93.500,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E GOVERNO |
334.900,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS |
2.580.300,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE FINANÇAS |
934.900,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE RECEITAS E CADASTROS |
241.900,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO |
25.702.250,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL TRABALHO ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA |
1.756.100,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO |
12.149.750,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ESPORTES E JUVENTUDE |
680.400,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE CULTURA |
1.243.300,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE |
1.219.100,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS |
11.122.000,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE VIAÇÃO E TRANSPORTES |
1.259.600,00 |
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO |
326.200,00 |
TOTAL...................................................................................... |
63.000.000,00 |
DESPESAS POR FUNÇÕES DE GOVERNO |
|
LEGISLATIVA |
2.000.000,00 |
ADMINISTRAÇÃO |
5.813.700,00 |
ASSISTÊNCIA SOCIAL |
1.756.100,00 |
SAÚDE |
16.647.250,00 |
EDUCAÇÃO |
12.149.750,00 |
CULTURA |
1.243.300,00 |
URBANISMO |
8.976.000,00 |
SANEAMENTO |
10.565.000,00 |
GESTÃO AMBIENTAL |
31.600,00 |
AGRICULTURA |
1.187.500,00 |
COMÉRCIO E SERVIÇO |
51.800,00 |
ENERGIA |
890.000,00 |
TRANSPORTE |
1.005.600,00 |
DESPORTO E LAZER |
680.400,00 |
RESERVA DE CONTINGÊNCIAS |
2.000,00 |
TOTAL.................................................................................. |
63.000.000,00 |
Art 4º Fica o Executivo Municipal autorizado a:
I. Realizar Operações de Créditos por antecipação de receita até o montante das despesas de capital previstas nesta Lei.
II. Abrir créditos suplementares às dotações do orçamento até o limite de 20% (vinte por cento), nos termos do § 1º do art. 43 da Lei nº 4.320/64, utilizando-se como recursos: (Revogado pela lei 1220, de 18/09/13).
II. Abrir créditos suplementares às dotações do orçamento até o limite de 25% (vinte e cinco por cento), nos termos do § 1º do art. 43 da Lei nº 4.320/64, utilizando-se como recursos: (Redação data pela lei 1220, de 18/09/13 e depois revogada pela lei 1237, de 20/12/13).
II. Abrir créditos suplementares às dotações do orçamento até o limite de 27% (vinte e sete por cento), nos termos do § 1º do art. 43 da Lei nº 4.320/64, utilizando-se como recursos: (Nova redação dada pela Lei 1237, de 20/12/13)
a. anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais autorizados em lei;
b. operações de crédito autorizadas;
c. superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;
d. excesso de arrecadação;
Parágrafo único. Os créditos suplementares de que trata o inciso II deste artigo, poderão ser destinados também ao pagamento de despesas com o cumprimento de sentenças judiciais transitadas em julgado, mediante a utilização de recursos provenientes da anulação de dotações consignadas no orçamento e na Reserva de Contingência.
III – Realizar o desmembramento dos elementos da despesa, em sub-elementos, abrindo as dotações na execução orçamentária, identificando a fonte de recurso respectiva.
IV – Alterar a codificação da estrutura orçamentária, receita e despesas, ajustando-a aos padrões estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, especialmente, para atendimento ao SICOM (Sistema de Contas Municipais) e para fins de controles gerenciais, mantendo a integração, entre PPA, LDO, e a LOA, sendo vedada a criação de novos programas e ou dotações.
V – Fica autorizada a transposição, o remanejamento ou a transferência de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, nos termos da legislação e normas vigentes, mediante prévia autorização legislativa.
Parágrafo Único – As alterações como mencionadas no caput deste artigo, deverão ser realizadas até 31 de dezembro de 2012, conforme a legislação e normas vigentes à época, devendo ser encaminhado ao Legislativo, exemplar do orçamento, com a nova codificação.
Art 5º Fazem parte integrante desta Lei, em forma de anexo, os quadros orçamentários consolidados, aos quais se refere a Lei nº 4.320/64 e a Lei Complementar nº 101/2000.
Art 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir do dia 1º de janeiro de 2013.
Art 7º Revogam-se as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Taiobeiras, 21 de dezembro de 2012.
DENERVAL GERMANO DA CRUZ
Prefeito Municipal
HÉLCIO ALVES DE SÁ
Diretor do Departamento Municipal de
Planejamento e Governo
Este texto não substitui o publicado na forma do art. 115 da Lei Orgânica Municipal no Quadro de Avisos da Prefeitura
Ato | Ementa | Data |
---|---|---|
DECRETO Nº 3765, 13 DE FEVEREIRO DE 2025 | INCLUI ELEMENTO DE DESPESA E FONTE DE RECURSO NO QUADRO DE DETALHAMENTO DE DESPESA – QDD – DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE TAIOBEIRAS/MG PARA O EXERCÍCIO DE 2025. | 13/02/2025 |
DECRETO Nº 3739, 27 DE JANEIRO DE 2025 | INCLUI ELEMENTO DE DESPESA E FONTE DE RECURSO NO QUADRO DE DETALHAMENTO DE DESPESA – QDD – DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE TAIOBEIRAS/MG PARA O EXERCÍCIO DE 2025 | 27/01/2025 |
LEI ORDINÁRIA Nº 1529, 30 DE DEZEMBRO DE 2024 | ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2025. | 30/12/2024 |
PORTARIA Nº 17 GAB, 10 DE MARÇO DE 2023 | DISPÕE SOBRE A DESIGNAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS PARA REALIZAR LIQUIDAÇÃO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA MUNICIPAL E CONTÉM OUTRAS PROVIDÊNCIAS. | 10/03/2023 |
DECRETO Nº 3101, 31 DE JANEIRO DE 2023 | CANCELA DESPESAS INSCRITAS EM RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSA-DOS, EMPENHADOS EM EXERCÍCIOS FINANCEIROS ANTERIORES. | 31/01/2023 |