A obra Práticas Pedagógicas Remotas em Engenharia – Volume 1, foi anunciada como finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria Engenharias. A publicação, lançada pela Editora Blucher, destaca-se por reunir experiências exitosas e soluções inovadoras adotadas durante o ensino remoto emergencial na pandemia, com foco especial na área de Engenharia Elétrica, mas com aplicabilidade também em outras áreas do conhecimento.
A obra é organizada pelos professores Ademar Gonçalves da Costa Junior, docente do curso de Engenharia Elétrica do IFPB, Alan Kardek Rêgo Segundo e José Alberto Naves Cocota Junior, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e Ícaro Bezerra Queiroz de Araújo, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Natural de Taiobeiras, Alan Kardek Rêgo Segundo possui um currículo de excelência: graduado em Engenharia de Controle e Automação pela UFOP, mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela UFV, foi coordenador e é atualmente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração (UFOP e Instituto Tecnológico Vale). Também integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da UFOP, além de atuar como empreendedor, sendo sócio fundador da startup Épsilon Automação, a primeira spin-off da UFOP.
Sua trajetória de destaque nas áreas de automação, inovação tecnológica e educação em engenharia reforça o potencial transformador da ciência e do ensino de qualidade.
Desejamos boa sorte ao taiobeirense Alan Kardek nesta importante indicação, símbolo máximo da valorização da produção acadêmica no Brasil.
Que essa conquista sirva de inspiração para muitos outros jovens do nosso município e região!