#Saúde | Uma grande conquista para a saúde de Taiobeiras e de toda a região!
Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do SUS (CIB-SUS), realizada no dia 4 de julho, em Montes Claros, o Hospital Santo Antônio foi oficialmente inserido na Rede Estadual de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Com essa aprovação, o hospital passa a ser reconhecido como Unidade de AVC Estadual (U-AVCE), tornando-se elegível para receber recursos financeiros destinados à utilização de medicamentos trombolíticos, essenciais no tratamento de AVC isquêmico agudo.
Entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, o Hospital Santo Antônio atendeu 196 pacientes vítimas de AVC, sendo que 21,6% deles precisaram do uso de trombolíticos – medicamentos que ajudam a desfazer os coágulos que impedem a circulação de sangue no cérebro.
O tratamento, conhecido como trombólise, é mais eficaz quando aplicado em até quatro horas e meia após o início dos sintomas, exigindo avaliação médica rápida e especializada.
Segundo a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira, a inclusão do Hospital Santo Antônio na Rede AVC representa um importante avanço para o Norte de Minas:
“Ao descentralizar os atendimentos, fortalecemos as microrregiões e garantimos agilidade no atendimento, mais próximo da população”.
A superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, também destacou a importância do credenciamento:
“Isso assegura um acesso mais rápido e qualificado ao tratamento, salvando vidas e fortalecendo a Rede Hospitalar da nossa região”.
A inserção do Hospital Santo Antônio na Rede AVC faz parte da Resolução SES-MG nº 8.596, que listou 24 hospitais mineiros aptos a receber o incentivo. No Norte de Minas, além de Taiobeiras, também foram contemplados os hospitais de Janaúba e Pirapora.
A rede já está em funcionamento com recursos próprios.
Esse é mais um passo importante na luta por uma saúde pública de qualidade, mais acessível e eficiente para a população de Taiobeiras e região.