#AssistênciaSocial I A Secretaria de Assistência Social, representada pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), juntamente com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em parceria com o COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), realizou durante o mês de fevereiro, palestras de conscientização e prevenção nas escolas da rede pública e privada, visando alertar os alunos sobre o mal que o álcool traz, não só ao organismo, como também para a vida pessoal e social.
As medidas de prevenção são essenciais, especialmente para os jovens, em que o uso de substâncias lícitas – como, por exemplo, o álcool – costuma ser uma “porta de entrada” para o uso de outras substâncias.
Dentro deste universo, o uso excessivo do álcool provoca comportamento antissocial, abandono escolar, violência doméstica, desemprego, além de enfermidades como alguns tipos de câncer, transtornos mentais e comportamentais e doenças infecciosas causadas indiretamente pelo álcool, como tuberculose e AIDS.
O trabalho, voltado às pessoas que sofrem com a dependência alcoólica e seus familiares, é feito por equipes multiprofissionais e inclui intervenções medicamentosas e terapêuticas, conforme cada caso.
Interessados devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou diretamente o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) mais perto de onde mora.