24 ABR 2023
Secretaria de Saúde promove ação extramuro no Presídio de Taiobeiras
#Saúde | Nessa quarta-feira (19), a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde e a UAPS Vereador José Sena (ESF Caminho), promoveu uma ação extramuro no Presídio de Taiobeiras, para testagem de HIV, sífilis, hepatites B e C, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico, tratamento oportuno e acompanhamento das infecções sexualmente transmissíveis. Além de realizar aconselhamento com escuta qualificada e orientações quanto à prevenção e redução de riscos e danos.
Na oportunidade e considerando que a população privada de liberdade apresenta alto risco de adoecimento por tuberculose, foi realizada busca ativa de sintomático respiratório, com o propósito de identificar precocemente os casos bacilíferos e iniciar imediatamente o tratamento, afim de interromper a cadeia de transmissão e reduzir a incidência da tuberculose.