#Saúde I O Programa Saúde na Escola (PSE), visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde. Pretende contribuir para a formação integral dos escolares por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.
No último dia 15 foi realizada uma ação do PSE no Centro Solidário de Taiobeiras, promovido pela Secretaria de Saúde, por meio das equipes de saúde bucal e da família - Vida e Saúde e Caminho. Foi abordado o tema obrigatório pelo Ministério da Saúde, Educação Sexual.
Devido o público alvo ser crianças menores que 5 anos, foi realizada uma abordagem infantil sobre o corpo humano e o cuidado com as partes íntimas. Os materiais de apoio utilizados sobre o tema foram: filme em desenho, teatro de fantoches, atividades para colorir e um semáforo do toque que é uma forma descontraída de ensinar as crianças sobre partes de seu corpo onde elas podem e não podem ser tocadas por pessoas estranhas a ela, conforme as cores do semáforo do nosso dia a dia.
Os pontos verdes significam onde ela pode ser tocada; os amarelos, precisa ter atenção; e nos vermelhos, está proibido o toque.
Esta ação teve como objetivo:
Retomar e reconhecer as partes do corpo;
Orientar de forma preventiva o abuso infantil;
Investigar pontos onde pode e não pode ser tocado;
Mostrar respeito aos colegas.