08 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Prefeito busca meios para viabilizar o funcionamento da Escola Técnica de Taiobeiras
#Educação | Após recente visita do vice-governador Mateus Simões à Escola Técnica de Taiobeiras, e tendo sido provocado pelo prefeito Denerval Germano, de que a situação já era vergonhosa para os governos municipais e estadual, o vice-governador demandou uma reunião importante nesta segunda-feira, 06, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, para tratar sobre o alinhamento de ações que viabilizem o funcionamento das Escolas Técnicas do Projeto Brasil Profissionalizado, em 13 municípios mineiros.
Durante o encontro, o vice-governador de Minas Gerais afirmou que em 2024 nenhuma Escola do Programa estará sem alunos em seu interior. Ficou acertado ainda, novas reuniões entre o Ministério da Educação, Secretaria de Educação de Minas Gerais, e autoridades de cada município, para estudos das viabilidades locais para a utilização de cada prédio do Programa da maneira mais proveitosa possível.
E, é isso, justamente que a administração municipal está buscando, o suporte para colocar o prédio em condições adequadas para o seu pleno funcionamento.
O Programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. Possibilita, ainda, a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
De acordo com convênio firmado entre o MEC/FNDE, Governo do Estado, Unimontes e o município de Taiobeiras, a unidade local terá capacidade para atender até 1,2 mil alunos. Conforme as metas do programa, os centros de formação terão cursos profissionalizantes criados a partir da demanda e vocação do município e região.
Participaram dessa reunião, além do prefeito de Taiobeiras e do vice-governador, Mateus Simões, o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, o Chefe de Gabinete do Estado, Luiz Otávio Gonçalves, o Reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, Reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, Vice-Reitor, Dalton Caldeira Rocha, e prefeitos de outras 12 cidades, que possuem as instalações das Escolas Técnicas desativadas.
📸: Cristiano Machado / Imprensa-MG.