13 NOV 2023
SAÚDE
saúde participa de Curso Técnico Teórico-Prático de Boas Práticas no manejo de morcegos
#Saúde I Nos dias 09 e 10 deste mês, os Agentes de Combate às Endemias, Daniel Lima e Priscila Silva, participaram em Montes Claros do primeiro Curso Teórico-prático de Boas Práticas no Manejo de Morcegos, promovido pela Sociedade Brasileira para os Estudos de Quirópteros (SBEQ), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Unimontes.
O treinamento teve como objetivo atualizar os agentes do controle agropecuário e de zoonoses dos 54 municípios do Norte de Minas Gerais sobre boas práticas de manejo de morcegos, contribuindo para as ações de prevenção e controle da raiva tanto em áreas rurais, quanto urbanas, além de criar uma rede de colaboração direcionada à vigilância e educação em saúde entre os municípios, o Instituto Mineiro de Agropecuária, a Superintendência Regional de Saúde e a sociedade.
Os morcegos desempenham importante atividade para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente, como agentes polinizadores, favorecendo a produção do pequi, da castanha do baru, do agave (fruto da tequila), além da sua atuação insectífera no controle de pragas e insetos. Em contrapartida, com as mudanças no perfil epidemiológico de transmissão da Raiva, ao longo dos anos, inseriram o morcego como transmissor desses vírus para os seres humanos.
Deste modo, é de extrema relevância que os profissionais que trabalham diretamente com os morcegos aprendam sobre as boas práticas de manejo, a fim de identificar as espécies, realizar análise, bem como implementar medidas de prevenção da doença e promoção da saúde.
O evento contou com a participação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV); do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO); da SBEQ; do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e da Prefeitura de Montes Claros.