15 JAN 2020
ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Na manhã de ontem (14), a Prefeitura Taiobeiras, assinou o Termo de Responsabilidade Técnica, visando sua participação na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Taiobeiras, uma ação realizada entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), visando a capacitação e elaboração do PMSB do município. O prefeito Danilo Mendes e o vice-prefeito, Vitor Hugo participaram da reunião em Belo Horizonte, para início das atividades da UFMG junto aos municípios contemplados.

A Funasa firmou parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, visando capacitar e elaborar Planos Municipais de Saneamento Básico em 30 municípios com população de até 50.000 habitantes do estado de Minas Gerais. Os municípios foram selecionados conforme critérios estabelecidos na Portaria de seleção de municípios publicada pela Superintendência Estadual da Funasa em Minas Gerais (SUEST/MG), sendo o município de Taiobeiras um dos selecionados.

O prefeito de Danilo destacou “a importância desta parceria, pois o Município fica desonerado das despesas, sendo o PMSB de fundamental importância para o desenvolvimento municipal, colocando Taiobeiras em um patamar seleto de municípios que possuirão o PMSB. Este Plano é uma ação para 20 anos, com correção a cada 04 anos, com isso, estamos planejando e organizando a nossa cidade para o futuro.”

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um instrumento de planejamento estratégico da política municipal que contribui para promoção da saúde da população e para a proteção do meio ambiente. O Plano abarca os quatro componentes do saneamento básico: abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais, tendo como princípio o envolvimento e participação da população em todas as etapas de sua elaboração.