18 FEV 2019
PREFEITURA DE TAIOBEIRAS IMPLANTA DOIS NOVOS PROJETOS DE SUCESSO

FEIRA NOTURNA UNE PRATICIDADE, ARTESANATO, LAZER E GASTRONOMIA EM TAIOBEIRAS

A FENOIT (Feira Noturna de Taiobeiras) é uma iniciativa que valoriza a convivência familiar, fortalece o comércio, propicia o encontro das famílias e promove a integração entre o campo e a cidade.

Desde outubro de 2019, t
odas as quartas-feiras a Prefeitura realiza a feira noturna da cidade, que ocorre na Avenida Liberdade, a partir das 18 horas. Lá, o munícipe encontra barracas das mais variadas como as de frutas, verduras, legumes, hortaliças, queijos, doces, frangos, além de pastéis e caldo de cana. O espaço também conta com músicas ao vivo para todos os gostos. Além de opção para a compra de produtos frescos, os moradores podem ter, também, um momento de lazer com suas famílias.

A FENOIT funciona semanalmente, às quartas-feiras. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações encabeçadas pela Prefeitura de Taiobeiras, em parceria com o setor privado, para repovoar o centro da cidade em horários em que o mesmo era pouco frequentado.

A feira conta com cerca de 25 barracas. Sendo assim, há uma diversificada praça de alimentação com produtos saborosos, frutas, legumes, verduras, doces e salgados, além de artesanatos, artigos para presentes, flores e o indispensável pastel de feira.

Os feirantes estão satisfeitos. Cida é um exemplo. Vendedora na feira diurna, resolveu levar seus produtos para as noites de quarta a fim de conquistar novos clientes. “A Feira Noturna me dá a oportunidade de conquistar e atender um público diferente”, disse a feirante que reconhece a importância das atividades de lazer, como as apresentações musicais. “Muitos buscam a Feira para ter um momento com a família, ouvir uma música e acabam comprando algo. Acabam unindo o útil ao agradável”.

A moradora Cláudia frequenta a Feira Noturna da cidade sempre que pode e o primeiro destino dela é a barraca de pastel. Acompanhada pelas filhas, Cláudia caminha pela praça experimentando os alimentos disponíveis. “Pago por algo de qualidade e gosto de experimentar as comidas vendidas aqui. É o momento que tenho de passar junto das minhas filhas e aqui também tem muita variedade e é muito acolhedor”, disse.

Para o Secretário de Agricultura, Jaime Uilson, promover a Feira na cidade, ajuda os consumidores a encontrar bons produtos. “Aqui, oferecemos a opção para as pessoas que não têm tempo durante o dia, de comprarem os produtos de qualidade. E também colaboramos com a geração de mais negócios e emprego na cidade”, afirmou.

A opção é aproveitada por Geraldo que, sem tempo para comprar legumes e verduras durante a manhã, busca na Feira Noturna os alimentos que faltam na geladeira. “Frequento tanto a feira do dia quanto a da noite. Escolho conforme minha disponibilidade, pois sei que sempre posso vir e encontrar tudo que preciso”, ressaltou Geraldo que aproveita, também, para comer algo com a esposa e o filho.

Clientes como Geraldo é que fizeram Valci vender suas mercadorias na feira noturna. Vendedora de beiju, ela lucra tanto quanto em uma feira tradicional. “Não sinto a diferença. Aqui é muito movimentado e toda hora tem alguém comprando. É uma oportunidade para todos os feirantes ganharem um dinheiro complementar”, disse.

COLOQUE NA SUA AGENDA: TODAS AS QUARTAS, DAS 18 ÀS 22 HORAS.

NOSSA AVENIDA PROMOVE O ENCONTRO DAS FAMÍLIAS TAIOBEIRENSES

A atual administração municipal criou o Programa Nossa Avenida para garantir o acesso ao lazer e promover qualidade de vida para a população. Desde o segundo domingo do ano, aos domingos, de 09 às 12 horas, a Avenida Liberdade é interditada para a livre circulação de pedestres. A interdição é feita entre a Rua Santa Rita de Cássia e a Rua Bom Jardim.

As vias ficam sendo de uso exclusivo de pedestres, ciclistas, esportistas e pessoas que querem usá-la em atividades de lazer, como andar de patins, skate, passear com seu animal de estimação, entre outras. O espaço é utilizado ainda para atividades de ginástica e dança, com a parceria das academias da cidade.

A Prefeitura disponibiliza alguns brinquedos e atividades para a população, que pode também levar os seus brinquedos. Algumas campanhas pontuais de conscientização também são realizadas no local.

Todos os domingos são disponibilizados ônibus para transportar as pessoas que moram mais distantes.

A iniciativa tem o objetivo de oferecer um espaço seguro, livre de trânsito, arborizado e de serviços úteis, para que toda a população possa se reunir, passear e ocupar o município com tranquilidade aos finais de semana.

COLOQUE NA SUA AGENDA: TODOS OS DOMINGOS DAS 09 ÀS 12 HORAS.