29 NOV 2019
TAIOBEIRAS: EM PARCERIA COM A ESCOLA ESTADUAL OSWALDO LUCAS MENDES, A UAITEC PROMOVE MOSTRA DE CINEMA SOBRE DIREITOS HUMANOS NA FEIRA CIENTÍFICA “CIÊNCIAS NA MESA”.

O pessoal do programa de apoio ao universitário do Governo do Estado de Minas Gerais, a UAITEC (Universidade Aberta e Integrada de Minas), esteve presente, pela primeira vez, por meio de uma parceria acordada, na Feira de Ciências da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes (EEOLM), a “Ciências na Mesa”, uma das maiores feiras de ciências das escolas estaduais do Norte de Minas, que ocorreu neste último sábado (23), de 08 às 14 horas e 30 minutos, no Poliesportivo Aldemir Alves. É 11ª vez que o evento é organizado, porém, agora, no espaço mencionado acima em comemoração aos dez anos do evento. Tradicionalmente o mesmo era organizado dentro da própria escola.

O evento contou com o patrocínio da empresa de assistência técnica e provedor de internet da cidade a “EnterInfo” juntamente com outras para manterem a estrutura do mesmo.

“As feiras de ciências organizadas dentro das escolas são importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e são instrumentos relevantes para divulgação da ciência para toda comunidade escolar. Têm como principal propósito incentivar a criatividade dos estudantes através do desenvolvimento e apresentação de projetos científicos e tecnológicos nas diversas áreas do conhecimento”, afirma o Professor de Física Adenildo Morais, organizador da Feira.

A feira, segundo os organizadores, apresentou à comunidade escolar e sociedade civil aproximadamente 120 projetos e contabilizou mais de mil alunos inscritos. Os discentes da EEOLM apresentaram diversos experimentos nas áreas de Física, Química e Biologia.

“As feiras de ciências evoluíram. Nos últimos anos, as escolas inovaram a forma de planejar o evento, o que deu possibilidade para diversos setores da sociedade participarem do mesmo, de uma forma significativa. À exemplo, vimos a Secretaria de Saúde Municipal com seu Departamento de Epidemiologia, através de seus agentes de saúde, trazer a necessária campanha em combate à dengue para dialogar com as pessoas dentro evento, e, por lado, a UAITEC apresentando sua mostra cinematográfica reafirmando a importância dos direitos humanos na sociedade. Coisas totalmente diferentes, mas, que de certa forma, conversaram entre si. Como podemos perceber, trata-se de um evento ímpar para as instituições envolvidas, uma complementando a outra”, ressaltou Lucas Mendes, coordenador do polo UAITEC de Taiobeiras.

No evento, a UAITEC teve um espaço exclusivo para ela; onde pôde montar sua sala de exibição com tela de projeção, computador, projetor, área de telespectadores, etc., ou seja, tudo que há de direito para uma autêntica experiência de sessão de cinema. Foram 03 horas e 30 minutos de sessão com breves trocas de público. Cerca de seis pessoas assistiam por hora as dinâmicas e apresentações propostas por Fernando Rocha, tutor de informática pela UAITEC e encarregado de organizar e gerir a mostra de cinema em Taiobeiras, sendo um total de 24 pessoas sentadas e contando com várias outras que passavam e ficavam para assistir a sessão cinematográfica e afins.

As sessões foram gratuitas, com obras cinematográficas que abordaram as diferentes temáticas relacionadas aos Direitos Humanos e acessibilidade nos filmes – closedcaption em todas as sessões e áudio descrição e Libras em sessões selecionadas, além de contar com o catálogo dos filmes em Braille para consulta, com o intuito de democratizar o acesso à cultura e alcançar espectadores com perfil diversificado.

A mostra de cinema promovida pela UAITEC é, por sua vez, uma iniciativa do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e uma realização do “Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos”, e foi criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A garantia de continuidade da Mostra é uma das ações programáticas previstas no Eixo Orientador V “Educação e Cultura em Direitos Humanos” do Programa Nacional de Direitos Humanos - 3.

A Mostra tem como objetivo consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica. É uma proposta de inclusão sociocultural, contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Nesta primeira etapa, apenas o lançamento da mostra foi concluído. A idéia, a partir daqui é adotar uma postura itinerante e levar a 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos as escolas públicas da cidade. A segunda escola a receber a mostra será a Escola Estadual Doutor José Americano Mendes, uma escola de nível fundamental. As demais escolas da cidade que quiserem receber a visita da equipe UAITEC devem encaminhar Ofício à instituição responsável o quanto antes, pois o prazo para a realização das três sessões do circuito de difusão da mostra é até 30 de dezembro de 2019.