09 JUL 2019
PREFEITURA CONSEGUE RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CANIL MUNICIPAL

Na manhã de hoje, 07 de julho, a atual administração propôs ao CODEMA (Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente), a liberação de recursos para a construção do canil municipal, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O referido projeto foi prontamente aprovado por unanimidade.

“Humanizar uma cidade e torná-la ecologicamente correta é estabelecer uma agenda ambiental que inclua, de fato, os animais que compartilham com os humanos o espaço urbano. Não se pode mais admitir práticas cruéis no trato com os animais e muito menos pensar em seu extermínio quando a situação foge do controle, visando somente benefícios aos seres humanos”. Afirmou Joao Inácio de Sena, Presidente do CODEMA, na justificativa da aprovação do Projeto.

O Canil Municipal será o local para onde são levados os cães e gatos apreendidos, que são encontrados soltos e abandonados pelas ruas da cidade, com a finalidade de evitar o contato próximo desses bichos com as pessoas, para prevenir justamente a propagação da raiva, sarna, carrapatos e outras doenças que podem ser transmitidas por animais nessas condições, aos seres humanos.

A iniciativa visa o controle do número de animais errantes no Município que sofrem com fome e frio nas ruas oferecendo a oportunidade, por meio de campanhas de adoção, de os animais terem um lar.

Será um espaço adaptado para receber os animais resgatados e contará com baias individuais e coletivas.

A obra visa a ampliação do atendimento aos animais sem tutor e o aumento do número de castrações para o controle populacional da espécie na cidade. A Unidade começará a ser construída em breve.

“A cidade cresceu e se desenvolveu muito, surgindo com isso a necessidade de um controle mais efetivo das zoonoses, com um canil próprio com padrões técnicos adequados e em local apropriado para atender bem aos animais abandonados”, afirmou o prefeito Danilo.

RECOLHIMENTO DOS ANIMAIS

O resgate dos animais que irão para a Unidade será realizado de acordo com a disponibilidade de vaga e urgência. Os principais critérios são: animais em sofrimento, animais doentes, animais agressivos, animais em cio e animais com doenças zoonóticas.

Na contenção, serão usadas ferramentas como: rede, cambão nos casos mais difíceis, guias, caixa de transporte e, às vezes, sedativo para conter o animal agressivo. Chegando à Unidade, os animais serão avaliados e tratados pelo veterinário responsável.

Os animais recolhidos passarão por uma triagem de zoonoses, posteriormente, estando sadios, serão castrados, vermifugados e colocados para adoção. resgatado.

ADOÇÃO

Será lançada uma mídia social da Unidade com várias funcionalidades, como banco de dados, notícias, cães e gatos para adoção, cadastro de lares temporários, cadastro para castrações, solicitações de resgates, dentre outras.

#PrefeituradeTaiobeiras #MaisTrabalhoNovasConquistas #MaisSaúde#MaisQualidadeDeVida