09 JUL 2019
PROGRAMA TAIOBEIRAS - CIDADE LIMPA

O aumento da geração de resíduos sólidos gerados por cidadãos e empresas motivou a Prefeitura a elaborar o projeto para mudar o visual da cidade e ainda contribuir com a saúde da população.

O Programa TAIOBEIRAS, CIDADE LIMPA tem o objetivo de manter a cidade organizada de forma planejada e permanente, proporcionando melhor qualidade de vida a todos.

“Queremos ver a sinergia entre a comunidade e o poder público em ações que resultem em um ambiente mais limpo tendo benefício coletivo”, destacou o prefeito Danilo Mendes.

Rotineiramente, vêm sendo realizadas ações efetivas e, de acordo com o planejamento do Município. Recentemente, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico realizou diagnóstico preliminar, sugerindo como prognóstico a implantação de 200 papeleiras e 12 contêineres de resíduos na área destacada na figura 1.

Os tipos de coletores escolhidos, figuras 2, 3 e 4, foram pensados para melhor utilização do espaço público, em locais desimpedidos, que facilitem o acesso da equipe de limpeza urbana (coleta regular), e de forma a não comprometer a livre circulação de pessoas e veículos.

Os contêineres de resíduos serão do tipo padrão, conforme figura 3, dos quais, 8 ficarão dispostos em 4 pontos de coleta distribuídos pela cidade, sendo estes destinados exclusivamente à coleta de materiais recicláveis.

Dos contêineres remanescentes serão removidas as tampas, e serão dispostos em estruturas subterrâneas, (figura 4), em um quinto ponto de coleta localizado na frente do Mercado Municipal (metade dos contêineres serão destinados a coleta de resíduos recicláveis e a outra metade para a coleta de resíduos não recicláveis).

“Trata-se de um projeto muito amplo, e o recurso para esta fase já está garantido pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente. Planejamos ainda o fortalecimento da Associação dos Catadores com estruturação, uniformes, carrinhos, etc. Acreditamos que, com o envolvimento da população, tenhamos, num futuro próximo, a reciclagem como cultura Taiobeirense” afirma o Secretário Jaime Uilson Lucas Lopes.

#PrefeituraDeTaiobeiras #MaisTrabalhoNovasConquistas#MaisQualidadeDeVida #MaisSaúde