11 MAR 2019
VOCÊ SABE SE PREVENIR DA DENGUE?

Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorrem anualmente no mundo.

Confira as medidas efetivas de prevenção contra o Aedes aegypti.

A dengue é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Além dela, outros três vírus também estão associados ao inseto: febre amarela, chikungunya e zika vírus. No Brasil, a dengue foi identificada pela primeira vez no ano de 1986. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorrem anualmente no mundo.

Os sintomas da dengue podem ser similares aos de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Por isso, o diagnóstico precisa ser realizado pelo médico. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas variam de dores nas articulações, cabeça até os estágios mais graves como problemas neurológicos e hemorragias.

E para prevenir a doença, o combate ao mosquito é indispensável, além de cuidados pessoais e com a casa.

Confira as dicas abaixo e descubra se você realmente sabe se proteger contra a dengue e outras doenças do Aedes Aegypti:

PREVENÇÃO NO DIA A DIA

REPELENTE: o produto é capaz de proteger as partes expostas do corpo e afastar o Aedes aegypti, pernilongos e outros insetos, evitando as picadas. Priorize os repelentes com Icaridina, que é a substância mais recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS);

ROUPAS: prefira as roupas claras, leves e que cubram todo o corpo. O Aedes Aegypti tem atração pelo suor e cores escuras.

PREVENÇÃO EM CASA

•    Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas da casa;

•    Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;

•    Mantenha o terreno de casa sempre limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;

•    Tampe os tonéis e caixas d’água;

•    Mantenha as calhas sempre limpas;

•    Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

•    Mantenha lixeiras bem tampadas;

•    Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

•    Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

•    Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

•    Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas sujas, por exemplo;

•    Deixe portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;

•    Coloque repelentes elétricos próximos às janelas (o uso é contraindicado para pessoas alérgicas);

•    Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;

•    Evite produtos de higiene com perfume, pois podem atrair insetos;

•    Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

•    Coloque areia nos vasos de plantas.