A Prefeitura de Taiobeiras realizou, no dia 18 de dezembro, a Audiência Pública para aprovação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
No evento, estiveram presentes autoridades, estudantes e profissionais técnicos envolvidos no processo. O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem como objetivo ordenar o gerenciamento dos resíduos, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 pela Lei 12.305 e Decreto Nº 7.404.
O Plano começou a ser elaborado há cerca de 1 ano. Desde então, uma empresa especializada, a Alfa Consultoria, vem trabalhando na finalização do PMGIRS, observando as necessidades e as características do município, a fim de atingir de forma sustentável as questões ambientais, financeiras e sociais da cidade. Por meio de um levantamento de dados do município, o estudo considerou o clima, vegetação, recursos hídricos, meio socioeconômico e indicadores sociais, como: evolução populacional, educação, saúde, entre outros. Também foram analisados os diversos tipos de resíduos produzidos na cidade como, por exemplo, o modo de geração, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final.
Dentre as propostas do plano, estão a proteção da saúde pública e a qualidade do meio ambiente, incentivar a reutilização e reciclagem, garantir a disposição final adequada do lixo, criar mecanismos para a geração de trabalho e renda, garantir a recuperação de áreas degradadas pelo descarte irregular dos resíduos e definir o papel do setor privado e da sociedade civil na gestão do lixo.