10 DEZ 2019
CONFERÊNCIA DISCUTE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Várias pessoas participaram da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ocorrida no dia 28 de novembro deste. O evento teve como lema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências” e como objetivo mobilização de governo e sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral dos jovens nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando as diversidades.

Os eixos temáticos em discussão foram:

1. Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social;

2. Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes;

3. Orçamento e financiamento das políticas públicas para criança e adolescente;

4. Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes;

5. Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de criança e adolescente.

A 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente objetivou mobilizar os integrantes do sistema de garantia de direitos desse público. Ainda visou que a sociedade civil organizada de Taiobeiras construa propostas que serão enviadas às conferências estadual e nacional. Também foi meta do evento formular ações para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes. O resultado foi bastante positivo, com a participação de representantes de diferentes setores e também das próprias crianças e adolescentes.

A diretora do Departamento de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Fernanda Lucas falou sobre a importância da realização da conferência para garantia dos direitos das crianças e adolescentes e comentou que o evento buscou diagnosticar a situação da criança e do adolescente em Taiobeiras. “Vamos construir propostas de políticas públicas para minimizar ou até mesmo anular os problemas existentes como o risco social, a violência e as drogas”, afirma Fernanda.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marlon Hálisson, disse que na prática esse evento dá vez e voz àqueles que querem pensar o futuro das crianças e adolescentes. “Formulamos políticas que garantam os direitos já existentes que muitas vezes são desrespeitados”, afirma Marlon.

O vice-prefeito, Vitor Hugo Teixeira foi enfático em afirmar que a Conferência é um espaço muito importante. “É muito bom ver essa mobilização em torno de um tema tão importante. Governo e sociedade precisam caminhar juntos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. E esse debate é fundamental para o fortalecimento em busca do objetivo em comum”, justificou.

#PrefeituraDeTaiobeiras #MaisTrabalhoNovasConquistas

#MaisPolíticasPúblicas