10 DEZ 2019
TREINAMENTO DA BUSCA ATIVA ESCOLAR E COMEMORAÇÃO DO DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

O dia 29 de novembro foi especial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. Aconteceu uma singela homenagem organizada pela administração municipal em comemoração ao dia da profissão (ocorrido em 04 de outubro), com a oferta de um delicioso café da manhã para os participantes. Estiveram presentes representantes da gestão municipal da saúde, da equipe de coordenação da atenção primária e o vice-prefeito Vitor Hugo.

O Agente Comunitário de Saúde tem um papel fundamental ao fazer o elo entre as pessoas e as Equipes de Saúde da Família (ESF), acompanhando em domicílio as famílias em todas as suas fases, o que melhora a saúde e a qualidade de vida no município. Em 2013, início da atual administração, haviam 68 Agentes, atualmente o município conta com 78 e para 2019 planeja-se chegar a 84 profissionais atuando em todos os recantos do município (zona urbana e rural). A expansão de número de profissionais é parte do esforço da gestão em expandir e qualificar os serviços de cuidados primários do município.

É preciso também que a população reconheça e valorize o Agente Comunitário de Saúde, recebendo-o bem em domicílio e prestando as informações requisitadas, indispensáveis para a realização dos cadastros das famílias e indivíduos junto ao Ministério da Saúde.

Na sequência e em parceria com os Departamentos de Trabalho, Assistência Social e Cidadania e Educação foi ministrado treinamento sobre a “busca ativa escolar”, estratégia que objetiva reduzir o número de crianças fora da escola no município. Trata-se de uma das ações vinculadas ao processo de certificação para o Selo Unicef.

#PrefeituraDeTaiobeiras #MaisTrabalhoNovasConquistas