Notícias

Você está aqui: Home > Notícias
Notícias


TAIOBEIRAS MELHORA ACESSO A ATENDIMENTOS MÉDICOS PDF Imprimir E-mail

#Saúde #AtençãoPrimária #Resultados I Taiobeiras melhora acesso a atendimentos médicos.

.

A ampliação dos serviços de Atenção Primária à Saúde vem trazendo importantes resultados para a população. Um deles é o acesso ao atendimento médico que cresceu 35% entre 2016 e 2019. Segundo dados do sistema de informações da Secretaria Municipal de Saúde em 2016 foram realizados 31.978 atendimentos médicos, em contrapartida em 2019 foram ofertados 43.191 atendimentos. Um expressivo aumento.

.

O acesso facilitado ao atendimento médico em Atenção Primária foi possível graças a implementação de quatro novas equipes de Saúde da Família: uma nas Lagoas Grande, Dourada e Seca; outra nos bairros Centro e Nossa Senhora de Fátima; outra nos bairros Planalto e Bom Jardim e outra para os bairros Esplanada e Santo Cruzeiro.

 
CADASTRO MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail

CADASTRO MUNICIPAL PARA ARTISTAS, PRODUTORES E TRABALHADORES DA CULTURA  DO MUNICÍPIO DE TAIOBEIRAS – MG. 

OBJETIVO: Criar uma base de dados para ações municipais na área da Cultura, além de planejar a efetividade da Lei Aldir Blanc, que prevê uma ajuda a profissionais e autônomos da cultura nesse período de pandemia. 

O cadastro pode ser feito pelos links abaixo:

1. CADASTRO PESSOA FISICA 

2. CADASTRO PESSOA JURIDICA 

3. LEI ALDIR BLANC

3. Decisão (Homologa Cadastro Cultural do Município de Taiobeiras)

 
TAIOBEIRAS MELHORA ACESSO A ATENDIMENTOS MÉDICOS PDF Imprimir E-mail

alt

 

 

#Saúde #AtençãoPrimária #Resultados I Taiobeiras melhora acesso a atendimentos médicos.
.
A ampliação dos serviços de Atenção Primária à Saúde vem trazendo importantes resultados para a população. Um deles é o acesso ao atendimento médico que cresceu 35% entre 2016 e 2019. Segundo dados do sistema de informações da Secretaria Municipal de Saúde em 2016 foram realizados 31.978 atendimentos médicos, em contrapartida em 2019 foram ofertados 43.191 atendimentos. Um expressivo aumento.
.
O acesso facilitado ao atendimento médico em Atenção Primária foi possível graças a implementação de quatro novas equipes de Saúde da Família: uma nas Lagoas Grande, Dourada e Seca; outra nos bairros Centro e Nossa Senhora de Fátima; outra nos bairros Planalto e Bom Jardim e outra para os bairros Esplanada e Santo Cruzeiro.

 
ESTÁ EM FUNCIONAMENTO O CENTRO DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19 DE TAIOBEIRAS PDF Imprimir E-mail

alt


.
Como forma de facilitar o acesso das pessoas com sintomas gripais em meio a pandemia por Coronavírus, está em funcionamento, desde o dia 13 de julho de 2020, o *Centro de Enfrentamento da COVID-19 de Taiobeiras*. Trata-se de uma das estratégias do Plano de Contingência que vem sendo implementado pela *Prefeitura de Taiobeiras* através da *Secretaria Municipal de Saúde*.
.
Trata-se de uma unidade específica para o atendimento dos casos suspeitos de COVID-19, com o adequado manejo das pessoas com síndrome gripal (SG), com horário de atendimentos de 07 às 11 e de 13 às 17 horas. Além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, a implantação do Centro de Atendimento busca minimizar os impactos decorrentes da pandemia e permitir que as Equipes de Saúde da Família continuem atuando em suas atividades essenciais, como acompanhamento das pessoas com doenças crônicas, pré-natal, imunização, entre outras.
.
Para ter acesso ao atendimento é necessário, antes de tudo, ligar na *Central de Atendimento da COVID-19* nos seguintes telefones: *(38) 98827.0185 / 98858.6599 / 98809.9451 / 98837.5461, de segunda a sexta-feira, de 7 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados de 7 às 19 horas*.

 
A IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO CONTINUA PDF Imprimir E-mail

alt

 

#Saúde #AtençãoPrimária I A implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão Continua
.
Agora chegou vez da UAPS Vereador Manoel dos Santos Silva (Planalto), que receberá a partir da semana que vem a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O sistema permite garantir a privacidade das informações e compartilhamento de dados, facilitando a gestão da rede e organização do serviço. Reduz também a burocracia para os trabalhadores da saúde e evita a manipulação de papel, contribuindo com a minimização dos riscos de disseminação do COVID-19.
.
Apesar do Coronavírus a saúde não parou. Pelo contrário, estamos trabalhando muito para cuidar das pessoas com qualidade e segurança.

 
Criança Feliz PDF Imprimir E-mail

#AssistênciaSocial I Pensando em tornar mais leve esse momento para as crianças acompanhadas pelo Programa Criança Feliz, a Secretaria de Assistência Social montou kits com materiais educativos e divertidos, para o público atendido.
.
Para contribuir com o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos (público-alvo do Programa), foram disponibilizados livros de colorir, atividades educativas, livros de histórias infantiid, além de lápis de cores, canetinhas, colas, balões, giz de cera, tintas, pincéis, papel crepom e máscaras.
.
Esperamos que essa situação passe logo e que nossas crianças possam retornar às escolas, aos CRAS e ao convívio social de forma saudável.


 
Prontuário Eletrônico PDF Imprimir E-mail

alt

 

#Saúde #AtençãoPrimária I O Município de Taiobeiras continua a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão nas Unidades de Saúde.
.
O processo de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) já havia começado, mas com a chegada do Coronavírus, foi necessário interromper o processo, visto que vários preparativos eram necessários. Agora, com isso já organizado, chegou o momento de continuar a implantação nas Unidades.
.
O Prontuário Eletrônico permite garantir a privacidade das informações das pessoas, o compartilhamento dos dados e consequente melhor gestão da rede e organização dos serviços, além da dinamização dos atendimentos para pacientes e profissionais. Também, reduz o uso de papel e consequentemente os riscos de disseminação do Coronavírus.
.
A implantação dessa vez será na UAPS Enfermeira Mary Tatiane Antunes Lopes (Rua Santa Rita de Cássia, 1555), ainda nessa semana. Para facilitar a identificação, é importante que os cidadãos que são atendidos nessa unidade levem algum documento para o atendimento.

 
Merenda Escolar PDF Imprimir E-mail

alt

#AssistênciaSocial I Em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas desde abril do corrente ano.
.
Desde então, município de Taiobeiras, através da Secretaria de Assistência Social passou a distribuir kits montados com os alimentos da merenda escolar. Várias famílias com crianças matriculadas em creches e escolas públicas têm recebido os kits ofertados pelas equipes de referência dos CRAS Centro e Planalto.
.
A distribuição é feita mediante visita e avaliação técnica a fim de analisar a necessidade da família em receber o auxílio. Os kits são montados e distribuídos semanalmente, seguindo a lista de alunos enviada pelas escolas e creches.

 
#Saúde #AtençãoPrimária I Taiobeiras reduz internações desnecessárias e desafoga o sistema de saúde para combater o COVID-19. PDF Imprimir E-mail

alt


Não é novidade que nos últimos anos a Prefeitura de Taiobeiras investiu fortemente na Atenção Primária à Saúde (postos de saúde e equipes de Saúde da Família). Muitas equipes foram abertas e os processos de trabalho organizados, o que além de melhorar o acesso da população gera impacto positivo direto e indireto também no enfrentamento do COVID-19.
.
A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) monitora um indicador denominado proporção (percentual) de internações por condições sensíveis a Atenção Primária. São as internações por doenças que se cuidadas na Atenção Primária não necessitariam de hospitalização, o que poupa leitos que podem ser usados no cuidado de pessoas com COVID-19, por exemplo. Nos últimos anos, a partir dos dados levantados pela SRS, mesmo com variações que são esperadas observa-se uma tendência de queda dessas internações (veja o gráfico). Quando comparamos 2008 (40,54% de internações por condições sensíveis) com 2019 (28,31 % de internações por condições sensíveis), observamos uma redução de cerca de 12,23%. Em 2019, a média de internações por condições sensíveis no Estado de Minas Gerais foi de 34,83% e o valor de Taiobeiras está abaixo disso, situação vivida por poucos municípios do mesmo porte populacional.   
.
Isso, na prática, significa que o Hospital Santo Antônio (HSA) não tem sido sobrecarregado com muitas pessoas para tratar problemas de saúde evitáveis, o que não gera superlotações que são comuns em vários hospitais do país e da região. O Coronavírus chegou a nossa cidade, mas historicamente temos trabalhado para melhorar a estrutura de saúde pública, o que nos torna mais preparados para enfrentar e vencer a pandemia.

 
PREFEITURA DE TAIOBEIRAS REALIZA LEILÃO DE IMÓVEIS EM ÁREA URBANA PDF Imprimir E-mail

alt

 

A Prefeitura de Taiobeiras realiza no dia 08 de junho, um leilão de imóveis de propriedade do Município, autorizado pelas Leis Municipais 1.244 de 16/04/2014, 1.401 de 29/04/2020 e suas alterações, localizados nas quadras 010, 027, 029, 704, e 720, nos Bairros: Centro é Esplanada (Loteamentos Belvedere e Cidade Nova), perímetro urbano.

Os recursos serão usados para investir na construção do prédio da Oncologia.

Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, independentemente do local de residência, domicílio ou sede, desde que preenchidos os requisitos exigidos no Edital.

O valor mínimo dos terrenos varia, partindo de cerca de R$ 50 mil.

O edital completo e seus anexos podem ser solicitados no Setor de Licitações, localizado no edifício sede da Prefeitura Municipal de Taiobeiras, no endereço supracitado, durante o expediente administrativo, de 07 às 13 horas, mediante assinatura do termo de recebimento do edital, ou ainda, no site www.taiobeiras.mg.gov.br.

Link de acesso: http://www.taiobeiras.mg.gov.br/sis2009/index.php…

 


Página 1 de 5

Pesquisa

 

Central de Atendimento

Praça da Matriz, 145, Centro
TEL (38) 3845-1414
Copyright 2013 Prefeitura de Taiobeiras