Conheça Taiobeiras

Você está aqui: Home > Conheça Taiobeiras > O Município > Símbolos
Simbolos
A Bandeira PDF Imprimir E-mail

A Bandeira

 

É dividida em faixas azul, branca, verde e triângulo equilátero vermelho. As faixas são dispostas de forma horizontal, que partem de um triângulo equilátero vermelho. A faixa branca carrega o brasão municipal.

 

  • A faixa branca central, cor que simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade está aplicada o brasão, representa a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território.
  • A faixa superior azul representa o céu, o alvorecer do município de Taiobeiras, vistas no território municipal. A cor azul é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura. Sua representatividade é que o município está sob a proteção de Deus.
  • A faixa inferior verde representa a riqueza do solo municipal e a importância do homem do campo. O verde simboliza a honra, cortesia, civilidade, abundância e a esperança. Representa a importância do cerrado em Taiobeiras, rico na sua flora e a fauna em seus carrascos e vales. Sua representatividade é que o povo está sobre o trabalho da terra.
  • O triângulo é equilátero, de vermelho, símbolo heráldico que representa os anseios de luta e liberdade. A cor vermelha simboliza a dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia; sentimentos fundamentais para a conquista do povo taioberense da árdua e vitoriosa emancipação político-administrativa definitiva de 1953 e sua instalação.

 

 
As logomarcas das administrações municipais PDF Imprimir E-mail

As logomarcas das administrações municipais

 

A constituição de 1988 implantou princípios para orientar a Administração Pública no país sendo eles Legalidade, Impessoalidade, Moralidade dos Atos e Eficiência.

Em respeito ao princípio da impessoalidade nas administrações públicas, os gestores municipais não puderam mais vincular os seus nomes pessoais à administração, resultando na criação de logomarcas para identificá-las, bem como, os períodos à ela referentes.

Em Taiobeiras, foram utilizadas as seguintes logomarcas:

 

LOGOMARCA
PERÍODO
SIGNIFICADO
2005 a 2012
De estilo mais moderno e arrojado, a logomarca adotada pela atual administração enfatiza o movimento contínuo, para a frente, culminando com a frase "Valorizando Nossa Gente".
alt
1997 a 2004

O ex-prefeito Joel da Cruz Santos administrou até a metade do mandato, período em que adotou novamente a abelha.

A partir da segunda metade do mandato, o ex-prefeito João Arifa Silva construiu a logomarca da sua administração baseada em uma ave: o joão-de-barro.

alt
1993 a 1996
A administração da prefeita Maria Matos de Sena ficou conhecida como "Administração União".
 
1989 a 1992
O ex-prefeito Joel da Cruz Santos estabeleceu como marca de suas administrações uma abelha.
 
O Brasão PDF Imprimir E-mail

O Brasão

 

O Brasão é um dos símbolos municipais instituídos pela Lei 1.107 de 07 de Setembro de 2010.

É dividido em quatro partes: escudo, coroa mural, ornamentos exteriores e listel, conforme descrição e imagem abaixo:

 

  • O escudo representa as armas de Taiobeiras, sendo sua parte superior retangular e a inferior arredondada. É composto pelo chefe, que representa a bandeira estadual, o que remete à ideia de honra e glória do município em integrar o Estado de Minas Gerais. No campo azul se assentam as peças contidas no escudo e contém um sol de 16 pontas de ouro. O sol significa majestade, abundância e riqueza, representa um novo tempo que se inicia em cada alvorecer para um município e seus munícipes.
  • A coroa mural, que sobrepõe o escudo, representa toda a evolução político-administrativa das cidades, no brasão é composta por cinco torres em forma de castelos, simbolizando força e resistência.
  • Os ornamentos exteriores, que ficam à direita e à esquerda do escudo, são três folhas de Taioba (Xanthosoma sagittifolium) com caules e bulbos, devido a um grande taiobal que se formou no município dando origem ao nome Taiobeiras.
  • O listel é o espaço onde fica uma síntese de tudo que o brasão representa. No brasão é representado por uma fita, colocada horizontalmente, onde se encontram a inscrição: “Taiobeiras” ao centro, à direita a inscrição “12-12” e à esquerda a inscrição “1953”, compondo a data 12/12/1953, data de emancipação político-administrativa, em que foi instalado o primeiro governo municipal.

 

O antigo brasão foi instituído pela Lei 574 de Dezembro de 1987, com os seguintes significados: “O branco, azul e amarelo, simbolizando a nossa nacionalidade, com a projeção do Sol, astro maior de nosso sistema planetário, encimado pelo triângulo representativo de nosso Estado de Minas Gerais; o Sol no escudo significa o alvorecer do Município de Taiobeiras no contexto Norte Mineiro, futuro promissor de progresso. A cor branca representando candura de pensamento de seu povo, tendo ao Centro o brasão do Município.” A lei informava que o brasão foi criado com base em estudos heráldicos, porém em 2010 foi feita uma adequação, atendendo à todas exigências, criando assim um novo brasão que destaca a história do passado, o desenvolvimento do presente e as perspectivas do futuro do município. Abaixo a imagem do modelo antigo:

 

 

 

 


Central de Atendimento

Praça da Matriz, 145, Centro
TEL (38) 3845-1414
Copyright 2013 Prefeitura de Taiobeiras