A Bandeira

É dividida em faixas azul, branca, verde e triângulo equilátero vermelho. As faixas são dispostas de forma horizontal, que partem de um triângulo equilátero vermelho. A faixa branca carrega o brasão municipal.

• A faixa branca central, cor que simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade está aplicada o brasão, representa a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território.
  • A faixa superior azul representa o céu, o alvorecer do município de Taiobeiras, vistas no território municipal. A cor azul é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura. Sua representatividade é que o município está sob a proteção de Deus.
  • A faixa inferior verde representa a riqueza do solo municipal e a importância do homem do campo. O verde simboliza a honra, cortesia, civilidade, abundância e a esperança. Representa a importância do cerrado em Taiobeiras, rico na sua flora e a fauna em seus carrascos e vales. Sua representatividade é que o povo está sobre o trabalho da terra.
  • O triângulo é equilátero, de vermelho, símbolo heráldico que representa os anseios de luta e liberdade. A cor vermelha simboliza a dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia; sentimentos fundamentais para a conquista do povo taioberense da árdua e vitoriosa emancipação político-administrativa definitiva de 1953 e sua instalação.