Você está aqui: Home > Notícias > NOVEMBRO AZUL
NOVEMBRO AZUL

A campanha Novembro Azul alerta para as doenças que atingem o público masculino, dentre elas, o câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo. Durante todo o mês, a Prefeitura de Taiobeiras realizou diversas ações internas e externas de conscientização para que os homens façam os exames preventivos.

O exame preventivo é feito através da coleta de sangue para a dosagem do PSA junto com o exame de toque, que é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. É recomendado principalmente para quem já teve casos da doença na família e deve ser feito uma vez por ano.

A campanha tem significativa relevância porque chama a atenção da população para o problema e busca sensibilizar a sociedade a abraçar essa causa tão importante à saúde do homem, visto que o câncer de próstata é uma doença silenciosa. É fundamental que o paciente procure espontaneamente um urologista para realizar seu exame anual.

Em Taiobeiras, homens com mais de 45 anos devem procurar uma Unidade de Saúde do município para agendar uma consulta e solicitar o exame. Qualquer médico pode solicitar o exame.

Havendo a suspeita de câncer, o médico solicita biópsia da próstata. Se o resultado for positivo, o tratamento é iniciado e varia de acordo com a extensão da doença (local ou metástase) e outros fatores como a idade do paciente. Os procedimentos que podem ser realizados são cirurgia, radioterapia e medicamentos por via oral ou injetável.

PREFEITURA PROMOVE O DIA D, COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COM TEMA NOVEMBRO AZUL

Durante a manhã de hoje, 23 de novembro, a Prefeitura realizou o Dia D, com o tema: “O Verdadeiro Novembro Azul – entenda e participe!”. O evento aconteceu na Avenida Liberdade e contou com a participação de muitas pessoas. Na oportunidade, a Geriatra Maria Cristina prestou esclarecimentos acerca das doenças que acometem os homens e alertou sobre a importância da prevenção e cuidados.

A programação foi diversificada e os que passaram por lá puderam aprender, saborear um café da manhã saudável, fazer atividades físicas, aferir pressão arterial e realizar teste de glicemia.

Para o prefeito Danilo Mendes, garantir o direito à saúde é um dever de todo administrador e direito do cidadão, e em Taiobeiras a saúde tem sido a prioridade da atual administração.
#PrefeituraDeTaiobeiras #MaisTrabalhoNovasConquistas #MaisPrevenção#MaisSaúde