Notícias

Você está aqui: Home > Notícias > O CTI NEONATAL JÁ ESTÁ EM ATIVIDADE
O CTI NEONATAL JÁ ESTÁ EM ATIVIDADE
PDF Imprimir E-mail

 



Inaugurado ontem, 05 de novembro, o CTI Neonatal do Hospital Santo Antônio, em Taiobeiras, recebeu hoje seu primeiro paciente. Um recém-nascido de 18 dias, com crises convulsivas recorrentes. Além dele, já foi admitido um bebê prematuro de Januária, que dará entrada hoje à noite no Centro.

O CTI Neonatal é um ambiente do hospital preparado para receber recém-nascidos que nasceram prematuros, antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou que possuem algum problema que possa interferir no seu desenvolvimento, como alterações cardíacas ou respiratórias, por exemplo.

O Centro é constituído por uma equipe multiprofissional constituída por pediatras, enfermeiros, fisioterapeuta e outros, que promovem a saúde e o desenvolvimento do bebê 24 horas por dia.

O bebê permanece no CTI até que adquira independência respiratória, tenha peso ideal e consiga sugar toda a comida, sendo o tratamento continuado em casa. O tempo de permanência no CTI varia de acordo com o bebê e o motivo pelo qual foi levado ao CTI, no entanto os pais podem permanecer com o bebê o tempo todo.

O CTI é composto por equipamentos que auxiliam o tratamento do bebê, como:

- Incubadora, que mantém o bebê aquecido;

- Monitores cardíacos, que verificam a frequência cardíaca do bebê, informando qualquer alteração;

- Monitores respiratórios, que indicam como está a capacidade respiratória do bebê, podendo ser necessário que bebê fique em ventilação mecânica;

- Cateteres, que são utilizados principalmente para promover a nutrição do bebê.

A equipe multiprofissional avalia o bebê periodicamente para que possa verificar a evolução do bebê, ou seja, se os batimentos cardíacos e a frequência respiratória estão normais, se a nutrição está adequada e o peso do bebê.

A alta é dada pelo médico responsável, levando em consideração a avaliação dos profissionais envolvidos no cuidado do bebê. Normalmente acontece quando o bebê adquire independência respiratória e consegue sugar toda a comida, além de ter mais de 1,8 kg. Antes da alta do bebê, a família recebe algumas orientações para que o tratamento possa ser continuado em casa e, assim, o bebê poder se desenvolver normalmente.


 

Pesquisa

 

Central de Atendimento

Praça da Matriz, 145, Centro
TEL (38) 3845-1414
Copyright 2013 Prefeitura de Taiobeiras