Notícias

Você está aqui: Home > Notícias > CHEGADA DO INVERNO EXIGE CUIDADOS REFORÇADOS COM A SAÚDE
CHEGADA DO INVERNO EXIGE CUIDADOS REFORÇADOS COM A SAÚDE
PDF Imprimir E-mail

 

Termina amanhã (22), a vacinação gratuita contra o vírus influenza para grupos prioritários. A imunização é a forma mais segura para se prevenir das infecções causadas pelo vírus, principalmente no inverno, estação que tem início hoje (21). Além da dose, outras medidas simples podem ser suficientes para manter a saúde na época mais fria do ano.

Independente da idade, a queda das temperaturas, da umidade relativa do ar e o clima seco requerem cuidados especiais para toda a família. Desde a primeira refeição do dia até hábitos simples antes de dormir, cada detalhe dentro de casa deve ser lembrado na hora de buscar uma rotina ainda mais saudável.

Etiqueta da tosse
Um dos pontos chaves para se proteger da contaminação de vírus é a etiqueta da tosse, termo utilizado para fortalecer a medicina preventiva. É uma expressão utilizada para que tenhamos cuidado com a higiene no momento de tossir ou espirrar. Isso porque, ao fazermos isso, as gotículas podem se espalhar por todo o ambiente e contaminar outras pessoas. Ter esse cuidado é imprescindível, utilizando lenço de papel, álcool, lavando as mãos com frequência, ou tapando a boca com o antebraço e não com as mãos, por exemplo.

Combate a doenças respiratórias
Um ambiente arejado, com exposição ao sol e limpo, também é ideal para evitar a proliferação de vírus, principalmente para quem sofre de problemas respiratórios. Aqueles que ficam muito tempo em lugares fechados acabam expostos à poeira, mofo e demais poluentes que favorecem alergias, asma e rinite, por exemplo. A higiene do ambiente também é importante, com a utilização de panos úmidos, e evitar locais aglomerados, uma vez que muitos vírus são transmitidos pelo contato direto entre as pessoas, como pneumonia e meningite. São cuidados que temos que ter o ano todo e, no inverno, não é diferente.

Alimentação adequada e hidratação
Para qualquer pessoa, uma boa hidratação e uma alimentação balanceada são fundamentais para se proteger durante esta estação. Uma nutrição adequada, rica em vegetais, frutas, legumes, sucos naturais, aliada a muita água, também previnem doenças e ajudam a manter a qualidade de vida. Nosso organismo é composto por dois terços de líquido e é importante se hidratar mesmo quando não se sente sede.

Vacinação contra a influenza
Crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas, idosos e outros grupos prioritários (clique aqui para saber mais) têm até esta sexta-feira (22) para se imunizar contra o vírus influenza na rede pública. Iniciada no dia 23 de abril, a vacinação é trivalente e protege muito mais que um simples resfriado. São três tipos de vírus (influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B) que normalmente evoluem para alguma complicação mais série.
Confira dicas básicas para manter a saúde em dia saúde no inverno:

- Hidratação: manter o hábito de beber água, sucos e até sopas (aproveitando o clima da estação faz toda a diferença).
- Ar puro: manter sempre os ambientes arejados. Locais fechados contribuem para a proliferação de vírus e bactérias.
- Higiene ambiental: não adianta utilizar umidificadores, bacias de água ou outros recursos na tentativa de aumentar a umidade do ar se o ambiente não estiver limpo.
- Uso de filtro solar: engana quem pensa que filtro solar é apenas para o verão. Faça chuva ou sol, é fundamental se proteger dos raios solares que podem prejudicar a pele.
- Alimentação adequada: nutrição balanceada, rica em produtos que contenham vitamina C, como laranjas e brócolis, é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

 

Pesquisa

 

Central de Atendimento

Praça da Matriz, 145, Centro
TEL (38) 3845-1414
Copyright 2013 Prefeitura de Taiobeiras