Você está aqui: Home > Notícias > FESTA DE MAIO 2018
FESTA DE MAIO 2018

Taiobeiras realizou o seu mais tradicional evento cultural: a Festa de Maio, que aconteceu no período de 24 a 27 deste. Com 62 anos de tradição, a Festa atrai uma multidão, oferecendo shows, barraquinhas e parque de diversões.

Segundo os mais antigos essa história começou em 1955, quando Taiobeiras recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que passava de cidade em cidade. Essa era uma missão realizada pelos padres capuchinhos na recém-emancipada cidade de Taiobeiras, que traziam a imagem visitadora aos lugares em que exerciam suas pregações evangelizadoras.

Naquela época, a Santa ficou na igreja da cidade por alguns dias para receber a visita dos fiéis. Essas pessoas foram se afeiçoando tanto pela Santa que quando chegou o dia da sua partida muitas mulheres, crianças e pessoas idosas ficaram aos prantos pela cidade. Diziam também que pelas ruas por onde passava a procissão de despedida da Santa sentia-se um aroma de rosas dentro das casas e esse perfume permaneceu por vários dias, fazendo com que muitos acreditassem que a cidade estava abençoada.

Foi exatamente por isso que Frei Jucundiano de Kok – o frade franciscano e primeiro pároco da Paróquia São Sebastião encomendou uma réplica de Nossa Senhora de Fátima de Portugal para presentear a cidade de Taiobeiras. A mesma chegou aqui setembro de 1956, houve então uma grande recepção na entrada da cidade e desfilaram em um carro de boi pelas ruas. Logo depois a comunidade organizou a primeira Festa de Maio para o ano seguinte.
Em 1957 foi inaugurada a Capela de Nossa Senhora de Fátima, carinhosamente denominada de “Igrejinha”. Essa capela que tem o formato octogonal é uma preciosidade, um dos cartões postais de Taiobeiras, lá se tornou a morada da Santa e o principal símbolo da Festa de Maio.

A “Festa de Maio”, por conta do desenvolvimento e da grande expansão, se tornou uma referência da tradição religiosa e cultural da região. Com o crescimento do evento, surgiu a necessidade de se refletir sobre os valores religiosos, decidindo-se então que haveria duas datas de comemoração: A FESTA DE MAIO RELIGIOSA E TRADICIONAL que acontece na 1ª quinzena, até o 2º domingo de maio, comemorando o Dia das Mães e a FESTA DE MAIO CULTURAL, DE LAZER E COMERCIAL, realizada posteriormente.

Este ano, a 62ª Festa de Maio recebeu shows locais, regionais e nacionais e vários visitantes. O Sítio Bom Jardim, espaço preparado com muito zelo, dedicação e esforço mostrou, nesta edição, a influência dos Vales do Alto Rio Pardo e do Jequitinhonha na cultura taiobeirense.

“Há sessenta e dois anos a Festa de Maio reúne taiobeirenses e visitantes numa grande confraternização. Preparamos tudo com muito capricho para presentear o público com uma festa que retribua a confiança no nosso trabalho.” afirma o Diretor de Cultura, Welton Silveira.

“O país vive hoje um momento econômico preocupante e os municípios também já sofrem com tudo isso. São várias cidades com dificuldades sérias para pagar seus funcionários, para honrar seus compromissos com fornecedores e com atrasos em repasses de recursos obrigatórios por parte dos governos. Mesmo diante disso, promovemos por mais um ano a Festa de Maio, sem comprometermos os recursos financeiros do Município e, assim, não deixamos que a nossa tão querida festa ficasse perdida no tempo. E principalmente sem esquecermos a nossa linha de trabalho, baseada no compromisso e respeito com a nossa população. A população de Taiobeiras esteve, mais uma vez, diante de uma festa maravilhosa. Reduzimos sim, esse ano, gastos, mas não economizamos em trabalho e criatividade. Optamos por uma programação viável economicamente, mas que certamente fez, mais uma vez a alegria dos taiobeirenses e visitantes. Reforçamos que dentro desta administração não cabem irresponsabilidades com os recursos públicos.” declara o prefeito Danilo Mendes.