Você está aqui: Home > Notícias > TAIOBEIRAS: PROJETO DO VEREADOR HÉLVIO ARAÚJO, DE CUNHO AMBIENTAL É ESCOLHIDO PARA INTEGRAR FEIRA DE EXPOSIÇÃO DO MAIOR EVENTO GLOBAL SOBRE O TEMA ÁGUA, O WORLD WATER FORUM.

Fonte: “Taiobeiras de Fato”.

Você crê que um projeto de um vereador local foi escolhido para participar de uma iniciativa a nível mundial? Se acreditou, não se decepcionou. É verdade!

Um projeto/programa elaborado pelo vereador Hélvio Araújo (PR) chamado de “Imapear” fará parte do hall de projetos que serão expostos de 18 a 23 de março de 2018, na “Vila Cidadã” - feira de exposições de projetos do evento “Fórum Cidadão” que, por sua vez, faz parte da programação de um evento maior, o “8th World Water Forum” (8º Fórum Mundial da Água).

O projeto do vereador foi escolhido para integrar umas das concorridíssimas setenta vagas de expositor da “Vila Cidadã”. O resultado foi anunciado nessa semana e os funcionários da Câmara Municipal de Taiobeiras comemoraram a conquista do prodígio colega. Afinal, o nome da cidade mais uma vez será projetado para fora de suas fronteiras. Agora, internacionalmente falando!

“[...] Além de participar dos eventos do fórum, vou também representar Taiobeiras com meu projeto que poderá ganhar uma repercussão mundial, uma vez que lá estarão 160 representantes de países. Agora, é acreditar e defender o “ideal” taiobeirense com fervor!”, avaliou o vereador Hélvio.

O evento acontecerá em dois locais: o Centro de Convenções Ulysses Guimarães (para autoridades mundiais debaterem assuntos relacionados à água) e o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (para a população e demais representantes políticos exporem seus projetos, assim como irá fazer o Hélvio). Mais de 7,5 mil pessoas de 150 países já confirmaram presença no encontro. A expectativa da organização é de que o evento reúna 10 mil congressistas de 160 países. Será preciso inscrição prévia para acessar a área da exposição, que funcionará também como um espaço de negócios.
MAS AFINAL O QUE É O IMAPEAR?

O “Imapear” é um projeto/programa (PROGRAMA porque não possui data para se encerrar) de um aplicativo responsivo (adaptável a qualquer plataforma com acesso à internet); um tipo de software que funciona como um conjunto de ferramentas desenhado para realizar tarefas e trabalhos específicos na área de entrega de dados.

Através da introdução de palavras e da indexação de palavras-chaves, de um documento de uma base de dados, o Imapear apresenta, com coordenadas geográficas, às comunidades nas quais estão localizados, os sete principais pontos dos recursos hídricos: as nascentes, poços artesianos, outorgas d’agua, potenciais locais de uma barragem, barragens já existentes, índices pluviométricos, rios e riachos.

Em resumo, é um “mapeador” de recursos hídricos que organiza em um só aplicativo as informações do município parceiro da iniciativa, visando ser uma base de dados para tomada de decisões e desenvolvimento regional. Poderá ser utilizado pela indústria, agronegócio, pela imprensa, gestores públicos, pesquisadores universitários e sociedade civil.

E O FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA, DO QUE SE TRATA?

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil receberá, este ano, a 8ª edição do Fórum, e o evento ocorrerá pela primeira vez no Hemisfério Sul.

A programação completa do evento está na página do fórum na internet (www.worldwaterforum8.org) ou no portal do governo de Brasília.
Fernando Rocha, jornalista freelancer e locutor noticiarista (MTB 0007441/MG).