Você está aqui: Home > Notícias > VOLTA ÀS AULAS: REENCONTRO E EXPECTATIVAS
VOLTA ÀS AULAS: REENCONTRO E EXPECTATIVAS

As aulas na Rede Municipal de Ensino iniciaram na última segunda (19).
São cerca de 3 mil alunos e mais de 300 profissionais reunidos em 10 escolas e creches preparadas para atender os taiobeirenses em idade escolar.

A administração municipal entende que a educação é o grande diferencial para a sobrevivência digna de cada ser humano, pois nela está a possibilidade de todos terem acesso às oportunidades do mundo do trabalho, como também de crescimento pessoal, humanizado e em condições iguais e justas para todos. No último ano, adotou um novo material didático, disponibilizado gratuitamente a todos os alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino. Além de melhorar significativamente a qualidade do ensino, a administração busca uniformização dos procedimentos, fazendo com que todos os educandos tenham acesso ao mesmo conteúdo e consequentemente, às mesmas condições de aprendizagem.

No primeiro dia de aula, as escolas ofereceram diversas atividades para preparar as turmas para o ano letivo que se inicia, além de promover a adaptação e o entrosamento entre eles. As atividades proporcionaram momentos agradáveis e fizeram da volta às aulas um momento feliz.
Enquanto os estudantes novos descobriam os espaços e procuravam suas turmas, os antigos, se mostraram abertos para receber, com carinho e afeto, seus companheiros recém-chegados.

Para garantir resultados mais efetivos, os estudantes menores contaram com o apoio dos familiares e educadores para amenizar a ansiedade das crianças e tornar o momento de conhecer a escola, a professora e os novos amigos, em um momento mais tranquilo e prazeroso.

Bem-vindos a mais um ano de conhecimento e transformação!

RETORNO ÀS AULAS – UM MOMENTO ÚNICO

A maioria das crianças e dos jovens estão motivados com o início do ano letivo porque querem rever amigos, professores e fazer parte deste grupo chamado “escola”.
Na escola, eles fazem parte de um grupo que lhes permite ter um sentimento de pertencimento, um espaço para renovar e criar relações sociais.
Na escola, eles progridem em pensamentos, ações, amadurecem e passam a olhar o mundo de outras formas. Voltar para um novo lugar, ou para o mesmo lugar com novas possibilidades de amizades e aprendizado, é muito positivo.

É bom sentir isso pulsando no coração e na alma. E para que esse sentimento realmente seja efetivo, ele deve ser vivenciado pela família, que poderá fazer com que os jovens se sintam motivados para novas expectativas, desafios e responsabilidades.

Crianças do século XXI querem ser protagonistas de suas histórias. Eles podem e devem ser ouvidos, sempre dentro do limite do adulto. Todos querem estar na escola de um jeito ou de outro, basta entender ou mostrar como é bom crescer e aprender.

Pais, professores e educadores devem ter a mesma linguagem: a linguagem do afeto e a linguagem do limite, aquela que demonstra amor, mas que também demonstra responsabilidade no jeito de ser e de fazer, de dar e receber.

Depois da família, a escola é o segundo mundo social que os pequenos fazem parte; é um espaço de convivência e de aprendizagem que desenvolverá habilidades e competências que eles irão aplicar na vida real.
Por isso família e escola devem estar em sintonia, com confiança e parceria.

DICAS PARA O NOVO ANO LETIVO
Aprendendo cada dia sempre mais e melhor.

Mais um ano começou e, com ele, a tão sonhada volta às aulas! Para que tudo saia de acordo com o planejado e você não se enrole com as demandas ao longo do tempo, é importante seguir algumas recomendações. Confira algumas dicas para que esse ano letivo seja o melhor de todos os anos!
1) Organização é tudo
Organize seu local de estudo e seus materiais escolares. Assim você terá melhor espaço e mais ordem para estudar.
2) Estude de verdade
As aulas começaram? Ótimo! Provavelmente você já sabe o seu calendário letivo e quando serão as aulas e provas de cada disciplina. Elabore um pequeno calendário de estudos em um papel, agenda ou mesmo nas primeiras páginas do seu caderno para que você não se atropele na quantidade de conteúdos e não deixe matéria acumular. Dessa forma, você estuda o conteúdo necessário e sem ficar muito cansado no fim da semana.
3) A saúde deve ser valorizada
Não se deixe levar pelas horas que você dormia durante as férias. Uma boa noite de sono exige, no mínimo, sete horas de descanso. E isso vale para quem estuda durante a tarde também, que provavelmente conta com outras atividades na parte da manhã ou mesmo se dedica aos estudos.
O sono deve ser sempre respeitado para que no dia seguinte não haja muito cansaço, preguiça, estresse, ansiedade e outros problemas que podem ser ocasionados por uma noite mal dormida.  A recomendação é dormir uma hora mais cedo do que o normal das férias e acordar um pouco antes também. Assim, seu corpo vai se ajustando aos poucos e você não sofre com a fadiga.

Boa volta às aulas!