Você está aqui: Home > Notícias > AGRICULTURA FAMILIAR EM PAUTA
AGRICULTURA FAMILIAR EM PAUTA

A Agricultura Familiar é uma forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, na qual são trabalhadas atividades agropecuárias e não agropecuárias de base familiar, desenvolvidas em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, gerenciadas por uma família, com predominância de mão de obra familiar e que apresenta papel relevante para o desenvolvimento do País.
A Agricultura Familiar apresenta importante função para garantir a segurança alimentar, preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
Conhecedores da grande importância desta atividade para a nossa região, a Prefeitura de Taiobeiras, através dos Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, o Banco do Brasil, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoveram um encontro com os agricultores familiares de Taiobeiras e região, como forma de criar estratégias capazes de melhorar a realidade dos mesmos.
Na ocasião foram realizadas palestras, apresentadas linhas de crédito disponíveis, discutidas as perspectivas de mercado e demonstrados casos de sucesso.
Foi apresentado ainda o projeto da CEARP (Central de Abastecimento do Alto Rio Pardo), uma inovação na forma de organização e distribuição da produção agrícola regional.
Discutiu-se ainda a necessidade de uma Unidade de Referência Tecnológica da Embrapa na região para difusão do conhecimento e aprimoramento de técnicas.