Notícias

Você está aqui: Home > Notícias > VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE TAIOBEIRAS INFORMA A POPULAÇÃO SOBRE A DETECÇÃO PRECOCE E TRATAMENTO DA HANSENÍASE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE TAIOBEIRAS INFORMA A POPULAÇÃO SOBRE A DETECÇÃO PRECOCE E TRATAMENTO DA HANSENÍASE
PDF Imprimir E-mail

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Sintomas
Os sintomas da hanseníase incluem:
- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
- Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
- Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
- Caroços e placas em qualquer local do corpo;
- Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tratamento
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas Unidades de Saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da Hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos. É fundamental seguir o tratamento, pois é eficaz e permite a cura da doença, caso não seja interrompido. A primeira dose do medicamento já garante que a Hanseníase não será transmitida.

Prevenção
A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.
Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas ao doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação.
A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

 

Central de Atendimento

Praça da Matriz, 145, Centro
TEL (38) 3845-1414
Copyright 2013 Prefeitura de Taiobeiras