Você está aqui: Home > Notícias > PREFEITURA DE TAIOBEIRAS REALIZA ETAPA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES

Desde a metade do século passado, o Brasil deixou de ser um país rural e passou a ser uma nação intensamente urbanizada. Cerca de 160 milhões de brasileiros e brasileiras estão vivendo nas cidades. Essa concentração da população nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, trouxe alguns problemas para a qualidade de vida da geração atual, comprometendo a sustentabilidade no futuro.
Soluções para esses problemas foram discutidas durante a realização da Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades, promovida pela Prefeitura de Taiobeiras, no último dia 10.
Para o ano de 2016 o Conselho Nacional das Cidades lançou o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, que expressa a importância do interesse coletivo e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” que traz o sentido da cidade como um bem comum, de toda a população. Traz a ideia de cidades mais equânimes, democráticas, com menos desigualdades de acesso aos bens e serviços públicos, com menos discriminação, com mais qualidade de vida para todas e todos.

O evento teve como objetivo propor o diálogo entre o poder público e os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento urbano, mencionando possíveis melhorias através de ações a serem efetivadas nas três esferas de governo: Municipal, Estadual e Federal.
Segundo o Diretor do Departamento de Obras e Serviços Urbanos, Vitor Hugo, a prefeitura tem desenvolvido ações de gestão objetivando a sustentabilidade de maneira que o desenvolvimento não prejudique a qualidade de vida dos taiobeirenses.
Os debates foram voltados para as questões importantes no dia a dia da população como, habitação, regularização fundiária, mobilidade e acessibilidade, além da gestão urbana, controle social e saneamento básico.

A Conferência das Cidades foi um evento público e acessível a todos os cidadãos e cidadãs e teve por objetivo a elaboração de propostas gerais para o desenvolvimento urbano da cidade a partir da contribuição de cada morador do município. Os participantes da Conferência foram divididos em grupos temáticos de trabalho e debateram cinco eixos: Espaços Públicos e Acessibilidade; Habitações de Interesse Social; Regularização Fundiária Urbana; Potencialidades Econômicas e Conflitos Urbanos. Cada equipe teve um facilitador que coordenou as discussões e ideias, registrou as propostas produzidas e apresentou-as aos demais membros da plenária.
Diversos representantes do Governo e da sociedade civil prestigiaram o momento e ao final do debate ocorrido em plenária elencaram as propostas sugeridas pelos eixos geradores.
Na reunião ainda foram escolhidos os delegados que representarão a cidade de Taiobeiras na 6ª Conferência Estadual das Cidades.
“Tivemos o compromisso de sentar com a população e amadurecer o debate em torno da política municipal de urbanização. Muito do que foi proposto pelos participantes tem relação direta com iniciativas do próprio poder público local e nesse sentido vamos intensificar nossos esforços na garantia desses serviços”, frisou Vitor Hugo, Diretor do Departamento de Obras e Serviços Urbanos.
Serão encaminhadas ao Ministério das Cidades três propostas, destacando as necessidades mais marcantes do município, relacionadas ao desenvolvimento urbano e elencadas como prioritárias para captação de recursos.
O prefeito Danilo Mendes destacou a importância da participação popular na Conferência. “Esta é a grande oportunidade que a sociedade tem para debater as questões de interesse comum. É preciso que cada um dê a sua contribuição, a fim de construirmos uma cidade verdadeiramente inclusiva, e que ofereça bem-estar a todos os seus cidadãos”.