Você está aqui: Home > Notícias > PREFEITURA REALIZA O II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF
PREFEITURA REALIZA O II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

A Prefeitura de Taiobeiras, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e da articulação dos Departamentos Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Esportes realizou na manhã de terça-feira, 07, o II Fórum Comunitário, objetivando mais uma conquista da certificação internacional, Selo UNICEF – Município Aprovado, Edição 2013-2016, para Taiobeiras, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância-UNICEF, que reconhece o esforço do município, na implementação de programas, ações e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.
O objetivo do II Fórum Comunitário foi de mostrar aos participantes os avanços obtidos, através dos indicadores nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social e através da Feira de Resultados das ações estratégicas de políticas públicas e participação social, desenvolvidas pelos departamentos articulados (Assistência Social, Cultura, Educação, Esportes e Saúde), com participação ativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMDA) e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

A articuladora do Selo Unicef e Diretora do Departamento de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Fernanda Lucas agradeceu o apoio e a dedicação de todos os envolvidos na articulação do Selo e principalmente da administração, que continua com a sua visão prioritária nas ações e políticas públicas desenvolvidas nas áreas da infância e adolescência.

A participação efetiva da juventude neste Fórum mostra que Taiobeiras está no caminho certo, preparando as crianças e os jovens, para um futuro com muito mais oportunidades, e para que sejam capazes de dar continuação à construção de uma cidade melhor; a prova disso são os jovens Marcos Vinícius e Célia Cristine, participantes do Nuca, que foram dois dos protagonistas do evento, e mostraram, como é importante essa integração entre o poder público, escola e adolescentes.
"Para nós este é um momento único. Vivenciar tudo isto, fortalece a cada um de nós e cria um vínculo com poder público, que abriu as portas para nós jovens”. afirmou o jovem Marcos Vinícius.

Durante sua fala, o prefeito Danilo firmou compromisso com a juventude, de estar ao lado dela, e trabalhar para que a cada dia estes jovens conquistem mais espaço, direitos e se tornem protagonistas de suas histórias, agradeceu o empenho e a seriedade dos departamentos articulados e suas unidades, pelas ações e programas desenvolvidos, que tem como foco principal, as crianças e adolescentes de Taiobeiras. “O reconhecimento através da Certificação do Selo Unicef é importantíssimo porque torna pública as ações desenvolvidas no município, em prol das crianças e adolescentes”, destacou o prefeito.
A realização do 2º Fórum Municipal do Selo Unicef é a última etapa das ações exigidas pelo Unicef para que o município seja contemplado com a aprovação do Selo, além de ser uma estratégia que tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos nos municípios.
Após a avaliação e análise das metas alcançadas sairá a relação dos municípios aprovados para edição 2013/2016, previsto para dezembro de 2016.