Você está aqui: Home > Notícias > SEBRAE MINAS PREMIA OS PREFEITOS EMPREENDEDORES DE 2016
SEBRAE MINAS PREMIA OS PREFEITOS EMPREENDEDORES DE 2016

Oito cidades mineiras conquistaram o Prêmio Prefeito Empreendedor Juscelino Kubitscheck (PSPE) 2016, em sua nona edição. As vencedoras foram divulgadas no dia 27 de abril, em solenidade realizada na sede do Sebrae, em Belo Horizonte. O Sebrae Minas recebeu projetos de 184 cidades inscritas, que foram avaliados por técnicos da Fundação João Pinheiro (FJP). Trinta cidades chegaram à fase final da competição e oito conquistaram o Prêmio: Capitólio, Curvelo, Janaúba, Ipanema, Patrocínio, São Gonçalo do Rio Abaixo, Taiobeiras e Uberaba (dois troféus).

Já em sua nona edição, o Prêmio, realizado a cada dois anos, visa reconhecer os prefeitos que mais estimulam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) em seus territórios. Entre os quesitos analisados incluem-se aqueles que contribuíram efetivamente para a redução da burocracia, ampliação das compras públicas e formalização dos pequenos negócios. “Não dá para pensar em desenvolvimento se não pensarmos no crescimento dos municípios. Por isto, a importância de termos as cidades conosco neste Prêmio. Afinal, quando elas se inscrevem, provam que estão trabalhando em favor dos pequenos negócios, que representam 99% do conjunto das empresas brasileiras”, assinalou o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha.
O 9º PSPE abrangeu municípios de todas as regiões mineiras e os projetos inseridos em nove categorias: Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios do Campo, Inovação e Sustentabilidade, Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, Municípios Integrantes do G100 e Melhor Projeto (1º, 2º e 3º lugares).

MELHOR PROJETO – 3º LUGAR:

TAIOBEIRAS – Prefeito: Danilo Mendes Rodrigues

O projeto “Incentivo à Cadeia Produtiva da Lingerie” tornou mais conhecido o modelo “fundo de quintal” das pequenas fábricas da cidade e, a partir da sua criação, em 2013, fez-se um mapeamento do perfil dos produtores. Criou-se a Associação Moda Íntima e Praia de Taiobeiras (Amip) e o Comitê Gestor dos empreendedores, que acionou vários parceiros, entre eles o Sebrae. Em dois anos, o município conseguiu aumentar em mais de duas vezes o número de pessoas que geram renda trabalhando com lingerie e em quase duas vezes e meia o número de formalizações em diversas áreas. Ou seja, dinamização na economia e melhoria na qualidade de vida da população. Hoje, a Amip possui mais de 20 associados e taxa de mortalidade de empresas igual a zero.