Você está aqui: Home > Notícias > SEBRAE PROMOVE PROGRAMA PELO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
SEBRAE PROMOVE PROGRAMA PELO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O Programa Líder do Alto Rio Pardo reúne lideranças de Salinas, Taiobeiras e Rio Pardo de Minas para traçar plano de desenvolvimento da região para os próximos anos.
Barragem de Berizal, aeroporto regional, duplicação da BR-251, ensino superior e profissionalizante... Esses e outros temas fazem parte das discussões de um programa que vem ganhando corpo graças ao auxílio do Sebrae. Trata-se do Programa Líder do Alto Rio Pardo, que reúne a proximadamente quarenta
lideranças de Salinas, Taiobeiras e Rio Pardo de Minas, dos setores público, privado e terceiro setor, para discutir e traçar estratégias de desenvolvimento para toda a região. Os encontros são realizados, normalmente, a cada 15 dias, alternando-se entre as cidades. Nos dias 26 e 27 de outubro, foi a vez de Taiobeiras receber as comitivas das demais cidades.

O programa, que já foi realizado em outras regiões do estado e do país, visa promover a união e a integração entre as cidades e as lideranças locais. “O Líder é um programa desenvolvido pelo Sebrae Minas com o propósito de promover a mobilização, integração e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão, de forma participativa e empreendedora, das políticas de interesse público e regional”, destaca Filomeno Junior, analista do Sebrae.
Outros municípios, que compõem o Alto Rio Pardo, foram convidados a contribuir com a sua visão sobre o futuro da região em encontros denominados de “Líder Local”, cujo objetivo específico é incluí-los no debate e estratégias do programa. Em Taiobeiras reuniram-se, nos dias 24 e 26 de outubro, os municípios de Ninheira, São João do Paraíso, Berizal e Curral de Dentro, momentos marcados por intensos debates e pela dedicação dos participantes.

“O Plano de Governo da atual administração municipal, elaborado em 2012, previa a criação de um Plano de Desenvolvimento Integrado para a nossa região. Essa parceria com o Sebrae veio atender de maneira eficaz a esse anseio, possibilitando a união dos municípios do Alto Rio Pardo em prol de uma causa urgente e indispensável: o Desenvolvimento Regional”, ressaltou o vice-prefeito, Vitor Hugo Teixeira.
Os próximos encontros regionais serão realizados em Rio Pardo de Minas, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, onde já começará a ser definido o Planejamento Estratégico do grupo para a região.