Você está aqui: Home > Notícias > DESIGUALDADE É A NOSSA MAIOR DEFICIÊNCIA
DESIGUALDADE É A NOSSA MAIOR DEFICIÊNCIA

O Departamento Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveram no dia 25 de setembro, na Avenida da Liberdade, em frente ao Banco do Brasil, evento comemorativo ao Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes.

A data comemorativa, que na verdade ficou consagrada anualmente sempre no dia 21 de setembro, foi instituída desde 1982, mas só foi oficializada em 2005, através da Lei Federal 11.133. Comemorada, a partir de então, em todo o território nacional, ela serve para que ações promovidas permitam um olhar mais atento e que proporcione uma reflexão mais profunda sobre caminhos em relação a inclusão social.

Segundo dados do IBGE, 14.5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. O Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, inclusive garantias previstas em sua própria Constituição e pelo menos em mais 4 leis federais importantes, porém há muitos passos ainda para que na prática todas essas leis, de fato, saiam do papel e passem a ser tão comuns como tantas outras garantidoras de direitos.