Notícias

Você está aqui: Home > Notícias > FESTIVAL DE CULTURA 2015
FESTIVAL DE CULTURA 2015
PDF Imprimir E-mail

 


A população de Taiobeiras recebeu entre os dias 24 a 30 de agosto mais um evento promovido pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Taiobeiras e do Conselho Municipal de Cultura: o Festival de Cultura 2015. Durante sete dias ininterruptos, Taiobeiras viveu com intensidade a manifestação cultural da sua gente em sua carga plena. Apresentações Culturais nas Escolas, Circuito Poético, apresentações teatrais e musicais, exposição de artesanato, lançamento de livro, capoeira, concurso de música autoral e encontro de bandeiras foram algumas dos diversos atrativos da semana cultural, além, é claro, das barraquinhas com comidas típicas espalhadas pela praça. A população compareceu em todos os dias de festa, prestigiou todas as apresentações e viveu dias de muita diversão. Welton Silveira, Diretor Municipal de Cultura, falou sobre o sucesso do evento: “O nosso objetivo, além de promover a oportunidade de nossos artistas demonstrarem seus trabalhos de forma ampla e irrestrita, é valorizar cada vez mais a criação cultural da nossa cidade. E podemos dizer, então, que o Festival de Cultura cumpriu sua missão.

 

MÚSICA AUTORAL

Um dos atrativos mais importantes e esperados do Festival de Cultura 2015 foi o Festival de Música Autoral. Nos dias 29 e 30 de agosto , os melhores músicos e compositores de Taiobeiras subiram no palco e cantaram músicas inéditas e de autoria própria.
O júri foi composto de especialistas técnicos e artísticos que vieram das cidades de Montes Claros, Idaiabira, Rio Pardo de Minas e São João do Paraíso. No primeiro dia, 16 músicas foram apresentadas e seis foram escolhidas para a grande final. O vencedor foi Alê Barbosa, com a belíssima música “No alto da montanha”.
Após o sucesso deste primeiro concurso, de acordo com Welton Silveira, a ideia é promover uma nova edição no ano que vem. “Foi surpreendente a qualidade das músicas e principalmente o potencial dos talentos taiobeirenses. Temos certeza que na próxima edição muitos outros talentos surgirão”, conclui Welton.

 

ENCONTRO DE BANDEIRAS

Aproveitando o espaço do Festival, o Departamento de Cultura promoveu também o “Encontro de Bandeiras”, festividade que faz parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2015, que teve como tema “Cidades, Patrimônio e Regiões”.
Diversas comunidades participaram do Encontro, com a representação de 14 bandeiras. O levantamento de Bandeira é uma das tradições mais marcantes de Taiobeiras e região. Comunidades do Cercado, Covão, Itaberaba, além das bandeiras dos moradores de Mazim e Dona Creuza foram alguns dos grupos que participaram da festividade.

 

Pesquisa

 

Central de Atendimento

Praça da Matriz, 145, Centro
TEL (38) 3845-1414
Copyright 2013 Prefeitura de Taiobeiras