Você está aqui: Home > Notícias > OLHO VIVO NA SEGURANÇA
OLHO VIVO NA SEGURANÇA

A Prefeitura de Taiobeiras começou a implantar oficialmente neste mês de julho a primeira etapa do projeto Olho Vivo Taiobeiras. Seis câmeras de alta definição já estão em pleno funcionamento no entorno do Mercado Municipal e no seu interior, monitorando, em tempo real, toda movimentação na área de cobertura.

O objetivo da Prefeitura é estender, gradativamente, ao longo do tempo, esse sistema para outros locais da cidade. “Esse é um primeiro passo que estamos dando. O entorno do Mercado é um local de grande movimentação de pessoas e onde existe uma aglomerado enorme de pontos comerciais e de pessoas, sobretudo em vésperas e dias de feira. Então, começamos por lá, mas nossa intenção é aumentar ainda mais a cobertura do sistema Olho Vivo Taiobeiras”, explicou o Prefeito Danilo Mendes.

O Olho Vivo já foi implementado em diversas capitais brasileiras e cidades de grande porte. Em Belo Horizonte, por exemplo, o sistema foi adotado em 2004, primeiramente em apenas três áreas da cidade. Após o sucesso do projeto, outras grandes cidades começaram a implementar o sistema.

O Olho Vivo funciona sobretudo como inibidor de furtos e roubos a comerciantes e consumidores nas áreas de cobertura, mas também é amplamente utilizado para identificação de pessoas e em investigações criminais. Das seis câmeras instaladas, todas são de alta definição e com recurso de laser infravermelho, que permite que mesmo a noite as imagens sejam capturadas com nitidez.

“Apesar da Segurança Pública ser uma atribuição do Estado, nós estamos contribuindo em tudo que estiver em nosso alcance para melhorar a segurança das pessoas e do comércio local. O Olho Vivo é uma forma moderna e eficiente que encontramos para ajudarmos a Polícia no combate ao crime”, acrescentou o Prefeito Danilo.

Monitoramento

Assim que todo o sistema for devidamente testado, o monitoramento de toda a área de cobertura do Olho Vivo Taiobeiras será realizada pela Polícia Militar, e os arquivos de gravação estarão prontamente sempre à disposição também da Polícia Civil como instrumento de auxílio em qualquer investigação criminal ou identificação de pessoas.

Por meio desse novo recurso, aumentará gradativamente a presença ocular da Polícia em pontos estratégicos da cidade. A partir de agora, a Polícia terá durante 24 horas por dia uma visão moderna, ampla e atenta em todas essas áreas. A Prefeitura espera obter mais recursos para aumentar ainda mais a presença do sistema Olho Vivo na cidade.

Taiobeiras é uma das raríssimas cidades no Brasil que implantou esse sistema com recursos próprios. E em cidades com menos de 50 mil habitantes, Taiobeiras é a única em Minas Gerais que passa a contar com o sistema.