Notícias

Você está aqui: Home > Notícias > Entenda a competência, atribuições e atuação da Assistência Social de Taiobeiras
Entenda a competência, atribuições e atuação da Assistência Social de Taiobeiras
PDF Imprimir E-mail

alt

O Departamento Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, que segue a legislação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, oferece os serviços de Proteção Social Básica por meio dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, conhecidos como “Casa da Família”, localizados respectivamente nos bairros Centro e Planalto, e que atendem toda a população urbana e rural.
As ações dos serviços socioassistenciais visam promover a independência e fortalecimento das famílias para que possam superar a situação de vulnerabilidade vivenciada. Além dos atendimentos realizados semanalmente, promovem ações em parcerias com os demais Departamentos Municipais, sempre com o objetivo de preservar os direitos e promover a qualidade de vida, configurando como um lugar de socialização e profissionalização. O objetivo é inserir os beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho através da oferta de cursos de formação sintonizados com a vocação econômica da nossa região.
A oferta deste serviço é importante para promover na cidade a Política Nacional quanto o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para garantir a inclusão social, prevenção à vulnerabilidade social, na busca da autonomia dos beneficiários dos programas de transferência de renda, abandonando a ideia do assistencialismo e promovendo uma política de direito.

CRAS

O CRAS recebe a família, o indivíduo e a comunidade; acolhe, escuta, orienta e encaminha; desenvolve trabalhos socioeducativo e de geração de renda e trabalho; oferece atendimento socioassistencial e psicossocial; encaminha à rede de serviços; articula, mapeia. São ofertadas as oficinas produtivas de corte e costura, cabelereiro, manicure, pintura em tecido, bordado e confecção de flores em EVA, além de grupos de convivência para mulheres e idosos e oficinas socioeducativas.
Em dezembro de 2014 foi realizada a cerimônia de formatura dos formandos das oficinas, com entrega de certificado e presença de toda a comunidade, inclusive Mirandópolis e Lagoas. É importante destacar que os serviços oferecidos pelo município de Taiobeiras é referência em nossa região, sendo reconhecido com o selo UNICEF. O CRAS é a porta de entrada dos usuários da Assistência Social, ou seja, de toda família, individuo ou comunidade, para que recebam a proteção social básica em caso de necessidade. Os CRAS CENTRO e PLANALTO, enquanto casa das famílias, estão de portas abertas para que a população conheça o trabalho realizado.

 

Central de Atendimento

Praça da Matriz, 145, Centro
TEL (38) 3845-1414
Copyright 2013 Prefeitura de Taiobeiras