Você está aqui: Home > Notícias > Ações são planejadas para o fortalecimento do arranjo produtivo do pequi
Ações são planejadas para o fortalecimento do arranjo produtivo do pequi

Representantes da Administração Municipal e da Emater, estiveram em Montes Claros participando da reunião do Conselho Diretor Pró- Pequi, em busca de conhecimentos e inovações para o arranjo produtivo do Pequi em Taiobeiras. Estuda-se a criação do selo de qualidade e do certificado de origem do pequi e demais frutos do cerrado, bem como o estímulo ao desenvolvimento de pesquisas e experimentos destinados à produção de mudas para o atendimento a novos plantios e para a recuperação de áreas degradadas. Além disso, pretende-se incentivar o aperfeiçoamento técnico e o desenvolvimento dos produtores e trabalhadores envolvidos na extração do pequi e de demais frutos.
Participaram ainda de uma missão à cidade de Chapada Gaúcha com o objetivo de realizar um intercâmbio para troca de conhecimentos com uma região que já possui uma Cooperativa de frutos do cerrado. Na oportunidade foi possível coletar informações sobre captação de recursos e conquista de mercados, e a partir de então iniciar o planejamento de ações a serem implementadas nas Comunidades das Lagoas.
Valorizar a agricultura familiar é dar dignidade e autonomia para o homem do campo.