Você está aqui: Home > Notícias > Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos realiza seminário
Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos realiza seminário

Na quarta-feira (29), foi realizado o I SEMINÁRIO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO. O evento faz parte do processo de mobilização social para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, com enfoque na questão da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, conforme exigência da Legislação Federal (Lei 12.305/2010).

As ações de mobilização social têm o intuito de informar e promover a participação social. Foram realizadas reuniões e capacitações que visaram despertar a co-responsabilidade de todos para a questão do destino correto dos resíduos.  Além da aplicação de um diagnóstico participativo que levantou dados sobre o manejo do lixo doméstico e as percepções da população sobre esta temática. Todas estas etapas e em especial o Seminário apontam para conhecer possibilidades para o tratamento adequado dos resíduos, e o fortalecimento de ações de coleta seletiva e reciclagem. Os grupos de discussões identificaram demandas de serviços e ações para minimizar problemas relacionados ao manejo dos resíduos sólidos e limpeza urbana. Estas proposições deverão nortear a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico segundo a sua pertinência aos objetivos do plano de modo a projetar melhorias de acesso e qualidade dos serviços prestados. O Saneamento Básico requer prioridade de investimentos e conscientização. Deve haver uma sensibilização da sociedade no sentido de compreender os custos dos serviços e a importância de contribuir para sua efetividade.

O Seminário foi organizado pela equipe técnica da COMISSÃO MUNICIPAL DE GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS – CPIRES e foi bastante representativo. Lideranças das áreas rurais e urbana, Associação de Catadores, e empresários que trabalham com materiais recicláveis, representantes do Hospital e laboratórios particulares, estudantes, professores e diversos segmentos dos órgãos municipais em especial Saúde, Obras e Serviços Urbanos. Além das exposições dos temas, houve grupos de discussão bastante produtivos e apontaram o sucesso do evento.