Você está aqui: Home > Notícias > Montes Claros - AMAMS reúne Prefeitos, MP e Governo de Minas para criação de Consórcio.

A criação do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área de Abrangência da AMAMS (CIMAABA), com o objetivo de Gerenciar os Ativos da Iluminação Pública e da Central de Compras dos Municípios. Esta foi a pauta da Reunião Técnica que a Associação dos Municípios da Área Mineira Sudene (AMAMS) e o Ministério Público realizaram nesta quarta-feira (02), no auditório Deputado Aécio Cunha – prédio anexo à entidade. Mais de 60 prefeitos, secretários municipais, assessores jurídicos e contábeis estiveram presentes no evento, que contou ainda com representantes da Cemig, do Ministério Público – promotor Paulo Márcio; do governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana(SEDRU), com a subsecretária Beatriz Morais de Sá e da Associação Mineira de Municípios (AMM), a superintendente Geral, Cristina Mendonça.
O primeiro vice-presidente da AMAMS e prefeito de Bocaiúva, Ricardo Veloso, disse que a criação do consórcio vai dar uma maior tranquilidade aos prefeitos, já que será uma ferramenta mais útil. “A responsabilidade dos gestores é muito grande individualmente, mas através do consórcio consolidado os municípios estarão mais unidos e conseguirão baratear os serviços”.
Sobre a criação de uma Central de Compras, o secretário executivo da AMAMS, professor Luiz Lôbo explicou que ela vai dar suporte aos municípios na elaboração e montagem dos processos licitatórios para aquisição de bens e serviços, tais como: merenda escolar, material de construção, pneus, material escolar, medicamentos, só para citar alguns. Lôbo destaca ainda que todo processo contará com a fiscalização do Ministério Público, trazendo assim uma maior transparência nas administrações municipal. “A Central de Compras ao iniciar os trabalhos com o seu corpo técnico irá realizar uma mobilização e esclarecimento com treinamentos dos pequenos e médios fornecedores localizados nos municípios, buscando assim possibilitar a participação do comércio local”, explicou Lôbo. Sobre a participação do Ministério Público, o promotor público Paulo Márcio da Silva explicou que o objetivo é de ajudar o gestor público, prevenindo o bem comum auxiliando-os nas suas demandas e atendendo as exigências da Constituição Federal (CF). “O MP de Montes Claros está com suas portas abertas para prestar todos os esclarecimentos necessários aos prefeitos e assessores do Norte de Minas.