Você está aqui: Home > Notícias > Após estragos de temporal, Taiobeiras começa a voltar à normalidade
Após estragos de temporal, Taiobeiras começa a voltar à normalidade

Na tarde da última terça-feira (03), um forte temporal de aproximadamente 10 minutos, causou vários estragos na cidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 700 muros e 320 árvores caíram. A tempestade provocou ainda o destelhamento de 325 casas, a destruição de 03 torres de transmissão e 30 estruturas metálicas foram danificadas. Existem ainda 04 casas condenadas e 30 pessoas desalojadas (11 famílias). Em visita ao Pronto Socorro, foi grande o alívio do prefeito ao ser informado pelo plantonista que apenas 12 pessoas tiveram ferimentos leves e foram atendidas no hospital.
Logo após a tempestade, o prefeito e seus secretários foram para as ruas, analisar de perto a situação e as medidas foram tomadas imediatamente.
O Corpo de Bombeiros foi acionado nos minutos iniciais após a tempestade, através de contato com major Gouveia, comandante da Corporação em Montes Claros, que atendeu prontamente, enviando duas guarnições, uma de Janaúba e outra de Montes Claros. Um sistema de comando denominado SCO (Sistema de Comando em Operações) foi instalado na Prefeitura, onde trabalharam conjuntamente, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Cemig para traçar as ações de respostas para a população. Bombeiros e funcionários da prefeitura trabalharam diuturnamente no corte de diversas árvores caídas em vias públicas, sobre automóveis e residências e na limpeza e reorganização da cidade.
O prefeito decretou situação de emergência e viabilizou a realização de várias ações com o objetivo de minimizar os problemas que afetaram a população.
A Diretora do Departamento de Assistência Social está visitando as famílias em vulnerabilidade social, e estão sendo distribuídos, colchões, cobertores, cestas básicas e também foi providenciado abrigo para os desalojados. Foi montada ainda, na Praça da Câmara uma tenda para receber doações.
O prefeito fez contato com as operadoras de telefonia celular, TIM e VIVO e as mesmas se comprometeram a restabelecer o sinal de uma forma satisfatória o mais rápido possível.
A torre de TV da prefeitura foi totalmente destruída e a maioria das antenas quebradas. A equipe da COTIC – Coordenadoria de Tecnologia da Informação e um técnico em telecomunicações trabalharam noite adentro para colocar em funcionamento pelo menos um sinal de TV, que entrou no ar às 3h40min da madrugada de sexta (06). O Corpo de Bombeiros permanecerá na cidade até que todas as árvores caídas sejam cortadas, que as vistorias sejam realizadas e os riscos sejam completamente eliminados.

altaltalt