Você está aqui: Home > Notícias > Falta de Medicamentos na Farmácia de Minas
Falta de Medicamentos na Farmácia de Minas

Os farmacêuticos que atuam no programa Rede Farmácia de Minas estão encontrando dificuldades para manter o estoque de medicamentos básicos em dia e garantir a assistência à população. Os problemas começaram no segundo semestre de 2013, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) decidiu terceirizar a logística de distribuição dos medicamentos. Desde então, começaram os atrasos referentes ao planejamento de pedidos e às entregas dos medicamentos. “As dificuldades enfrentadas com relação aos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica têm sido enormes. Em cada distribuição, quando vamos realizar os pedidos via Sigaf, existem sempre vários itens indisponíveis, ocasionando o desabastecimento pontual. Na maioria das entregas, vem faltando ou sobrando itens.” Afirma farmacêutica Rafaela Costa. A situação é muito grave, porque os farmacêuticos estão sem saber como proceder em relação ao desabastecimento, ficando assim a população sem a medicação.
Em relação aos medicamentos de responsabilidade da Prefeitura de Taiobeiras. informamos que a licitação foi realizada em tempo hábil, porém a empresa vencedora não cumpriu com os prazos de entrega sendo notificada pelo Departamento Jurídico do Município, no prazo estabelecido no contrato (acima). Após este procedimento, a empresa fornecedora retomou a entrega dos medicamentos, que começam a ser disponibilizados à população.