Você está aqui: Home > Notícias > Autoridades, Ongs e População do Alto Rio Pardo cobram a retomada das obras da Barragem de Berizal

No último dia 13, aconteceu uma mobilização de sensibilização com o tema: Preservar e armazenar água para a vida. Na oportunidade foi discutida a situação do açude público de Berizal, que começou a ser construído em 1997, sob gestão do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), mas não foi concluído, devido à irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas e relacionadas à licenciamentos ambientais.
A obra beneficiaria diretamente seis municípios: Taiobeiras, São João do Paraíso, Ninheira, Indaiabira, Berizal e Rio Pardo de Minas, além de outros 11 municípios, indiretamente.
A paralisação da construção da barragem está causando incalculável prejuízo financeiro ao erário público, pela deterioração das obras executadas, e também está causando deficiência social, econômica e política ao Alto Rio Pardo.
A retomada das obras evitaria situações de escassez como a que acontece em todos os municípios do Alto Rio Pardo. O açude de Berizal represaria a água do Rio Pardo e, segundo os prefeitos da região, possibilitaria a perenização do rio, que chegou a secar na estiagem de 2012.
Após o debate, os participantes saíram em carreata até o açude de Berizal. No local foi feito um abraço simbólico no espaço onde seria a barragem.
O prefeito Danilo Mendes, ressalta que a situação é alarmante e que houve falta de água na área urbana da cidade, com a estiagem de 2012. Ele destaca que "o açude está primeiramente ligado ao abastecimento humano e depois ao desenvolvimento econômico."