Você está aqui: Home > Notícias > XXI Festa do Pequi - Edição 2014
XXI Festa do Pequi - Edição 2014

A Associação dos Agricultores da Comunidade de Lagoa Grande apresentou à Prefeitura Taiobeiras, proposta de Convênio para realização da Festa do Pequi edição 2014.
Festa fomentada há 21 anos pela Comunidade e EMATER - MG, com apoio da Prefeitura, objetivando celebrar a colheita do Pequi, fruto considerado “ouro” do Cerrado e conscientizar os catadores sobre a importância de respeitar os limites e desejos da natureza , sobre tudo nas comunidades das Lagoas, onde grande parte da renda das famílias é proveniente deste fruto.
Com o passar dos anos a festa tomou uma dimensão maior do que se previa e hoje é uma das grandes festas do calendário municipal em Taiobeiras, deixando de ser apenas um evento local e passando a ser uma grande festa regional.
Os Departamentos de Cultura, Agricultura, Esportes, a EMATER - MG e a Associação de Moradores, mantém na atualidade as diretrizes das primeiras festas, realizando Seminário Prático, Shows Culturais, Concursos de Redação, organizado pela Escola Municipal Tiradentes, Concurso Gastronômico e o Tradicional Concurso de Roedor do Pequi, além de Cavalgada, Futebol e Passeio Ecociclístico.
Em 2014 o Seminário será substituído por uma Audiência Pública, com objetivo de discutir assuntos  relevantes à comunidade, com o tema: Loteamento, Chacreamento e Preservação do Pequizeiro.
Dentre os vários benefícios sociais, culturais e econômicos que a festa proporciona algo bastante relevante merece destaque que é a criação da Lei Municipal que protege o pequizeiro, proibindo seu corte, evitando  assim que este importante fruto seja um dia extinto da natureza, principalmente do território taiobeirense.
“A Festa do Pequi é uma grande oportunidade de fomento à Economia Criativa, à valorização dos costumes, conhecimentos e tradições da Comunidade de Lagoa Grande e principalmente de degustar a infinidade de pratos feitos com base no Pequi. É gratificante proporcionar à Comunidade Local e região, momentos em que as pessoas, as famílias e os visitantes sintam-se acolhidos e partilhem conhecimentos.”Declara o Diretor de Cultura, Welton Silveira.