Você está aqui: Home > Notícias > Base Avançada do SAMU em Taiobeiras recebe sede Própria
Base Avançada do SAMU em Taiobeiras recebe sede Própria

O prefeito Danilo Mendes, acompanhado do Secretário de Estado de Saúde, Alexandre da Silveira, lideranças regionais e locais inaugurou, na manhã desta quarta-feira (22), a sede própria da Base Avançada o Samu Macro Norte.
Instalada no município em 2009, como parte integrante da Rede de Urgência e Emergência, implantada pela Secretaria de Estado de Saúde de forma pioneira na região, a base avançada do Samu de Taiobeiras dá suporte aos 16 municípios da Microrregião, beneficiando uma população de mais de 200 mil pessoas, além de atender às ocorrências de acidentes de trânsito da BR 251.
Para a construção da sede foram investidos recursos de mais R$ 300 mil, viabilizados pelo esforço institucional empreendido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, Governo Federal e municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun). Os investimentos também foram utilizados na aquisição de equipamentos, mobiliários e materiais necessários ao funcionamento da unidade. O terreno foi cedido pela prefeitura de Taiobeiras.
A Base Avançada do SAMU receberá o nome de Bernardino dos Santos, pessoa essa que possuía qualidades marcantes, entre elas sua responsabilidade, seu respeito ao próximo e sua determinação, qualidades essas que contribuíram e muito para o desenvolvimento do nosso município.
Para o Secretário Alexandre Silveira, “O trabalho do Samu é fundamental para garantir o acesso da população ao atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, com a qualidade e tempestividade necessárias, mas também é preciso resguardar a humanização das condições de trabalho dos nossos ‘anjos da guarda’, os socorristas. Registro aqui meu compromisso de trabalhar para que essa iniciativa se estenda, através dos consórcios, a todos os outros municípios do Estado onde estão instaladas as bases do Samu”.
Na oportunidade, Alexandre Silveira também assumiu o compromisso com a população do Alto Rio Pardo em realizar um estudo para instalação de uma nova base avançada do Samu na região, para encurtar as distâncias no atendimento às ocorrências de acidente de trânsito na BR-251.
O presidente do Cisrun e prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso, ressalta que a sede própria é um marco dos avanços da Rede de Urgência e Emergência na região. “Temos registrado importantes avanços na assistência à população norte-mineira, não só na urgência e emergência, mas em todas as áreas da saúde. E essa preocupação em proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam em uma área tão vital, que é o Samu, é uma demonstração do cuidado do Governo de Minas e de todos os municípios da região de promover uma saúde de forma humanizada e com a estrutura adequada”.

ESTRUTURA
A unidade conta com uma equipe de socorristas composta por 26 profissionais que passarão a contar com uma estrutura equipada com câmeras de segurança, sistema de comunicação, almoxarifado para armazenamento de medicamentos e insumos, local de desinfecção de material médico-hospitalar adequado, sala de prescrição, sala de desestresse, local adequado para estacionamento e higienização.
O prefeito Danilo Mendes Rodrigues, diz que a nova sede do Samu vem somar a uma série de outros benefícios que o município vem recebendo nos últimos anos, fortalecendo a assistência à saúde de toda microrregião. “Taiobeiras conta com CTI adulto e está em fase de conclusão da construção do CTI neonatal. O hospital do município foi fortalecido, melhorando sobremaneira a resolubilidade da assistência na região, reduzindo, assim, a transferência de pacientes para outros municípios. Temos o Centro Viva Vida, o Centro Especializado de Odontologia (CEO), reabilitação em fisioterapia, 100% de cobertura de PSF, com todas as unidades reformadas e devidamente equipadas, recebendo, inclusive, da Secretaria de Estado de Saúde, o prêmio pela experiência exitosa na Atenção Primária à Saúde e a medalha Mérito da Saúde pela excelência do serviço no município. Tudo isso é resultado do compromisso do Governo de Minas e dos prefeitos do Norte de Minas que se uniram numa parceria solidária para mudar a realidade da região”, destaca o prefeito.